UMA DAS BANDEIRAS DESTE GOVERNO É O CHOQUE TECNOLÓGICO

Crianças de Á-dos-Ferreiros, Águeda, e do Colégio Académico da Beira, Moçambique, estudam juntos pela Internet através do "OUTclass", um projecto que hoje foi visitado pelo secretário de Estado adjunto da Educação, Jorge Pedreira.

Jorge Pedreira considerou-o um projecto "exemplar, que se enquadra nas prioridades que o Governo estabeleceu para a Educação, designadamente a valorização das escolas do primeiro ciclo".

"Este projecto é também exemplar pela colaboração entre instituições que foi possível estabelecer e coloca-nos perante a nossa responsabilidade histórica de ajudar países como Moçambique", disse.

O secretário de Estado manifestou o interesse em que sejam desenvolvidos projectos semelhantes noutras escolas, porque "a utilização das novas tecnologias é extremamente importante".

"Uma das bandeiras deste Governo é o choque tecnológico e creio que, com o próximo quadro comunitário de apoio, cuja distribuição foi ontem apresentada, teremos condições para dar um salto muito significativo, designadamente na familiarização dos mais novos, com as tecnologias da informação e da comunicação", realçou.

Para Jorge Pedreira, este tipo de projectos "incentiva a utilização dos meios informáticos na aprendizagem das crianças, tanto para conhecerem estas novas tecnologias, como meio auxiliar de aprendizagem do currículo nacional".

O projecto "OUTclass" coloca alunos do 3º e 4º anos da escola básica de Á-dos-Ferreiros e do Colégio Académico da Beira em contacto, explorando exercícios e trocando vivências culturais diferentes.

Manuel Assunção, vice-reitor da Universidade de Aveiro, destacou a importância do projecto para a sensibilização da aprendizagem das ciências e da língua portuguesa e o "envolvimento de várias entidades", observando que permite "a troca de experiências de dois continentes muito diferentes".

Segundo Batel Anjos, da Universidade de Aveiro, "a experiência começou no início do ano lectivo, nas manhãs de segunda-feira, e os amigos com quem fazem os exercícios já se conhecem pelas fotografias".

"Está a ser uma experiência fantástica e já se fala em ter mais dias", comentou.

O projecto é desenvolvido conjuntamente pela Universidade de Aveiro, pela Câmara de Águeda e pela empresa INCLASS, em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a Direcção Regional de Educação do Centro.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt