PRETENDE-SE ULTRAPASSAR OS FORMATOS TRADICIONAIS

Os turistas que visitarem a Rota da Luz, na região de Aveiro, vão passar a ter informação sobre a zona através de um canal interno de televisão nos quartos de hotel, agências de viagens e restaurantes e por GPS no automóvel.

A informação via GPS e TV faz parte de um conjunto de projectos, marcados por "preocupações de qualidade e inovação", integrados no plano de actividades para 2007 da Região de Turismo Rota da Luz, ontem apresentado pelo seu presidente, Pedro Silva.

"O que se pretende é ultrapassar os formatos tradicionais, com projectos em que não é o turista que procura a informação, mas esta que vai ter com ele", explicou Pedro Silva aos jornalistas.

Em relação ao sistema GPS, está a ser preparado com as autarquias, que estão a elaborar a informação geográfica e cadastral, e com uma empresa francesa.

O objectivo é que, ao passar num ponto de interesse turístico, o automobilista receba informação pertinente e possa aceder a dados relacionados.

Por exemplo, ao deparar-se com um edifício Arte Nova, o automobilista obterá dados sobre a localização de outros imóveis daquele percurso temático.

Numa primeira fase será fornecido aos visitantes, através da rede de hotéis da região, um CD para lhes permitir "navegar" pelo "mapa turístico" com informação sonora, mas o objectivo é que essa informação venha a ser colocada directamente no sistema GPS.

Outra das novidades hoje reveladas foi a integração de uma central de reservas na página da Internet, em articulação com os hoteleiros.

"Além da reserva, está associada uma agenda de visita para os dias pretendidos, com indicação dos custos, modos de transporte e informação adicional sobre os locais sugeridos", descreveu o presidente da Rota da Luz.

O plano de actividades da Região de Turismo tem correspondência no maior orçamento de sempre, que ascende a 1,5 milhões de euros.

Prevê-se um significativo aumento de receitas em resultado da candidatura ao Fundo de Turismo e do aumento de receitas com actividades próprias, como as viagens de barco, e a redução das despesas de funcionamento em resultado da reorganização interna dos serviços.

Pedro Silva afirmou-se convicto de que o ano de 2007 não venha a ser afectado pela revisão dos âmbitos territoriais das regiões de turismo, já que terão ainda de ser criadas as comissões instaladoras das futuras regiões, o que só deverá ocorrer no ano seguinte.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt