A Escola Profissional de Aveiro foi premiada com o terceiro lugar no Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, que decorreu no dia 5 de junho no auditório do DeCA (Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro).
Os juniores Dinis Silva e Marcos Cherinda, tiveram a oportunidade de apresentar o seu protótipo do projeto “Pedal Turístico”, que tinha já saído vencedor nas fases municipal, em Sever do Vouga e intermunicipal, em Ílhavo.
O “Pedal Turístico” é uma bicicleta em que, ao pedalar, é gerada energia que alimenta um tablet.
Este vai mostrando as partes turísticas da região, ao mesmo tempo serve, para quem precise, para carregar baterias de dispositivos móveis.
“É um orgulho enorme representar a Escola Profissional de Aveiro, neste concurso de ideias. Gosto muito da forma como a escola trabalha estas participações. Na verdade, este trabalho não é mais do que projetos que nos permitem para adquirir conhecimento diariamente, na Escola ou nas Entidades que nos apadrinham. Na escola não trabalhamos uma ideia especificamente para este concurso, se assim fosse, não estaríamos tão motivados como estamos” disse Dinis Silva, Júnior EPA.
“Para mim, representar a minha Região de Aveiro, é sinónimo de grande responsabilidade. Estou muito feliz por todo o nosso percurso até aqui e por toda a disponibilidade, da nossa Escola Profissional de Aveiro, do Município de Sever do Vouga e do Vougapark, no acreditar conjunto que nos possibilitou chegar até aqui” assume Marcos Cherinda.
Depois das fases municipal e intermunicipal, os juniores (alunos), acima identificados, representaram a Região de Aveiro, acompanhados pelos coaches Carolina Castro e Luís Tavares, por Paulo Quina (Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA), por Andreia Ferreira (coordenadora do VougaPark) e Paula (vereadora da CM de Sever do Vouga).
O projeto “Portable Football Arena” da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal foi o grande vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas 2024, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro).
Este projeto destacou-se pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens da região de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes.
O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Escola Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Escola Profissional de Aveiro - Polo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”.
Diário de Aveiro |