A Universidade de Aveiro recebe o evento de lançamento da associação internacionais de espaços de dados (International Data Spaces Association).
O tratamento de dados está a mobilizar meios científicos e empresariais no país e esta é uma área considerada nuclear no futuro das economias.
O Cluster TICE.PT (www.tice.pt), aderiu no início de 2021 à iniciativa Gaia-X, uma iniciativa privada sem fins lucrativos, que desenvolve, com base nos valores europeus, uma governança digital que pode ser aplicada a qualquer pilha de tecnologia de armazenamento existente, para obter transparência, controlabilidade, portabilidade e interoperabilidade entre dados e serviços.
Hoje, com mais de 300 associados, o Gaia-X suporta-se em hubs nacionais para melhor atingir os diferentes ecossistemas locais, com os seus resultados.
O Gaia-X Hub Portugal foi criado a 26 de maio de 2021, numa cerimónia pública que decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, numa iniciativa conjunta entre a então Secretaria de Estado da Transição Digital, a Associação Gaia-X AISBL, e o TICE.PT, o cluster português de tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.
Em 12 e 13 de junho próximo, o Gaia-X Hub Portugal vai receber no Porto, o Data Space Business Committee (DSBC) do Gaia-X que vai reunir cerca de 60 especialistas de toda a Europa, representando os vários hubs nacionais e os projetos que trabalham mais proximamente da iniciativa, os chamados Lighthouse, que desde o início acedem, em primeira mão, aos resultados do Gaia-X, tendo assim a oportunidade de realimentar e influenciar o rumo dos mesmos, com novos requisitos e necessidades.
Em fase de preparação de um plano de atividades para o ano de 2024, destaca-se desde já a realização de um evento de lançamento do IDSA Competence Center Portugal, esta quinta, dia 6 de junho, na Universidade de Aveiro.
A IDSA tem como missão criar o futuro da economia digital global com os Espaços de Dados Internacionais (IDS), um sistema seguro e soberano de partilha de dados em que todos os participantes podem obter o valor total dos seus dados.
A IDS permite que novos "serviços inteligentes" e processos empresariais inovadores funcionem entre empresas e indústrias, assegurando simultaneamente que o controlo autodeterminado da utilização dos dados (soberania dos dados) permanece nas mãos dos fornecedores de dados.
Acrescente-se que o Gaia-X, International Data Spaces Association, a Fiware Foundation e a Big Data Value Association, juntaram-se para constituir a Data Spaces Business Alliance (DSBA).
Esta é uma colaboração, que visa impulsionar a adoção de espaços de dados na Europa e no mundo, no que é a primeira iniciativa do seu género, e que pretende acelerar a transformação das empresas na economia dos dados, e construir e manter um alinhamento entre todas estas organizações na construção de soluções e caminhos claros, complementares e coerentes para a construção de verdadeiros espaços de dados.
Dá-se assim mais um passo no desenvolvimento e consolidação da estratégia de ação do TICE.PT na área dos Dados, no esforço de sensibilizar os atores relevantes da economia e da ciência para a importância decisiva dos dados na economia do futuro.
Diário de Aveiro |