O Campus Jazz recebe as apresentações dos candidatos aos prémios e anuncia, esta quinta, o vencedor do concurso internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.
A edição deste ano que coincide com o 50º aniversário da Universidade, termina esta quinta no Cine-Teatro de Estarreja.
Nesse dia será anunciado o vencedor do Concurso Internacional de Jazz, após dois dias de apresentações de um total de 11 ensembles.
Esta foi a edição com maior número de inscrições desde 2021, quando o concurso começou, num ano em que sai reforçada a parceria e o excecional apoio do Município de Estarreja ao Campus Jazz.
Ao longo de quase dois meses, passaram pela região vários músicos notáveis da cena internacional do Jazz, participando e dirigindo atividades como concertos, masterclasses, workshops, tiny lab talks e jam sessions.
O baterista Mark Guiliana, o pianista Dave Meder e o também pianista Aaron Parks foram apenas alguns dos nomes sonantes constantes do programa do Campus Jazz 2024.
Este ano, ao Concurso Internacional de Jazz candidataram-se 14 ensembles, tendo o júri admitido 11 após a fase de pré-seleção.
Excecionalmente, e após Despacho Reitoral de autorização, foram abertas nesta edição 11 vagas para finalistas, de modo a acolher com igualdade, proporcionalidade, justiça e imparcialidade os ensembles que reuniam condições formais de admissão e avaliação positiva do Júri.
A apresentação pública dos 11 ensembles finalistas decorre esta quarta e quinta, às 17h30 e 21h30, em duas sessões por cada dia, sendo aberta ao público.
Há Prémios para Composição, Arranjo e Melhor Ensemble.
Para além de outros temas que vão integrar as apresentações públicas, os ensembles a concurso vão apresentar 11 temas originais que concorrem ao Prémio Melhor Composição Original e também 11 arranjos de sua autoria que estarão em competição para o Prémio Melhor Arranjo Original.
Para além destes prémios, o Júri, composto por Jorge Castro Ribeiro (presidente), Eduardo Lopes, Massimo Cavalli, Óscar Graça e Paulo Perfeito irá selecionar o grande vencedor do Prémio Melhor Ensemble.
Este ano o Campus Jazz encerra em Estarreja com o momento alto da revelação dos vencedores do Concurso e a entrega dos prémios depois das apresentações públicas.
Para além do Município de Estarreja, que receberá o Ensemble vencedor para o Estarrejazz, o Concurso tem também como parceiros a Oficina (organizadora do Guimarães Jazz), a Gira Sol Azul (organizadora do “Que jazz é este? – Festival de Jazz de Viseu”) e o Município de Águeda.
O Concurso Internacional de Jazz da UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama Jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países.
Destina-se a ensembles de Jazz que não tenham qualquer trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses ou músicos estrangeiros.
Diário de Aveiro |