Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Colégio de Albergaria e Secundária D. Dinis na finalíssima das 33ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza.
O Centro de Artes de Águeda foi palco, este fim de semana, das Finais do concurso artístico.
Os três espetáculos reuniram os 9 estabelecimentos escolares que passaram à 2ª fase do concurso.
No total estiveram em palco, aproximadamente 700 alunos e professores, e no público mais de 1700 espetadores, na soma das 3 noites.
“Este projeto destaca-se por ser diferenciador e efetivamente merece todo o reconhecimento. As Escolíadas valorizam a educação não formal através da experimentação das artes. Estamos muito gratos à Associação Escolíadas, por todos os anos, com muito esforço, muito trabalho e com muita garra por parte de todos os envolvidos, permitir esta experiência a estes jovens”, partilhou um dos jurados, durante a sessão.
“Pisar o palco das Escolíadas faz-me sentir uma adrenalina brutal. É uma sensação inexplicável. Sinto imenso amor e orgulho na minha escola, que chamo agora de família. A emoção é muita, ao estar aqui e ver tudo o que construímos em conjunto”, confessou um aluno participante, entre lágrimas.
Este concurso artístico interescolar é desenvolvido pela Associação Escolíadas, numa missão de promoção da Educação para as Artes, envolvendo milhares de jovens de agrupamentos de escolas e escolas secundárias, do ensino regular e profissional, público e privado das regiões de Aveiro, Coimbra e Viseu.
A próxima fase do projeto será a Finalíssima, que decorrerá no dia 29 de maio, pelas 21h30 no Pavilhão Multiusos de Febres.
Segue-se a Gala de Entrega de Prémios a 7 de Junho no Pavilhão Multiusos de Febres.
Diário de Aveiro |