A equipa de Albergaria-a-Velha venceu o maior concurso artístico sénior português - “Idolíadas”, promovido pelo Município de Ílhavo, conquistando quatro prémios em diferentes provas.
Os participantes, com idades entre os 65 e os 92 anos, mostraram que aprender e participar ativamente na comunidade não tem limites.
A equipa de Albergaria-a-Velha foi distinguida nas provas de Poesia (1.º lugar), Vídeo (2.º lugar), Palco (3.º lugar) e Cultura Geral (3.º lugar) por um júri constituído por especialistas das artes plásticas, audiovisual, literatura e da academia.
A prova de Palco e de Artes Plásticas teve como mote o Albergue mandado edificar pela Rainha D. Thareia (Teresa) e o Caminho de Santiago. Depois de muitas horas de ensaio e trabalhos manuais, estas peças foram apresentadas às 500 pessoas do público, que assistiu ao espetáculo.
A equipa do Município de Albergaria-a-Velha envolveu entidades da rede pública e privada, com respostas sociais e comunitárias para a população mais velha: Universidade Sénior – Educalba; Programa Idade Maior (Oficina Criativa e Oficina Trauteias e Rodopias); APPACDM de Albergaria-a-Velha; C.S.P. de Angeja; Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha; Probranca; Residências Montepio e Solar das Camélias.
Desde janeiro de 2024, sete equipas constituídas por pessoas mais velhas dos Municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro, Ílhavo, Ovar, Mira e Oliveira do Bairro foram colocadas à prova no concurso Idolíadas. Ao longo destes cinco meses estiveram envolvidas nas atividades mais de 100 utentes e colaboradores do Município de Albergaria-a-Velha.
“É com um sentimento de missão cumprida que vemos a nossa participação nesta relevante atividade intermunicipal que, para nós, é motor do envelhecimento saudável e criativo e potenciadora de uma participação social”, refere a Câmara Municipal.
A final do “Idolíadas” realizou-se no último domingo, dia 19, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Diário de Aveiro |