O Centro de Documentação de Ílhavo (CDI) vai, uma vez mais, assinalar o Dia Internacional dos Arquivos com uma nova uma edição do “Pont(e)s de Acesso: Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo”, que decorrerá de 8 a 15 de junho.
Este ano, o evento é coorganizado pela Vista Alegre, no âmbito das comemorações dos 200 anos da fábrica.
O evento será totalmente dedicado ao bicentenário da Vista Alegre, uma das mais antigas e prestigiadas fábricas de porcelana da Europa, fundada em 1824. Com mais de dois séculos de história, a marca é sinónimo de qualidade, tradição e inovação, continuando a surpreender o mundo com a sua arte e excelência.
A semana começa com o seminário “Vista Alegre – 200 Anos”, que se realiza no dia 8 de junho, sábado, entre as 9h00 e as 18h30, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre. Esta é uma oportunidade única para explorar a história e o legado de uma das marcas mais icónicas de Portugal.
A parte da manhã será dedicada a desvendar as origens da família Ferreira Pinto Basto, a história da fábrica, a sua componente artística e a história do futebol em Portugal, influenciada pelos fundadores. O programa inclui palestras de distinguidos especialistas, tais como Carlos Bobone, Manuel Ferreira Rodrigues, Nuno Rosmaninho e Nuno Valério, seguidas por um debate e partilha de ideias.
À tarde, os participantes terão a oportunidade de explorar o património e a toponímia locais, mergulhando na história e na identidade do bairro operário. Posteriormente, serão abordadas as questões sociais e o futuro da marca, com contribuições de especialistas, como Margarida Campolargo, Sara Santos, Pedro Lebre e João Pinto Basto.
O seminário encerrará com um debate e um convite à visita guiada ao Museu da Vista Alegre.
Esta iniciativa, com acesso gratuito, será acreditada pelo CFAEIVOB (Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro), com inscrições até ao dia 4 de junho.
O seminário dirige-se, também, a professores de todas as áreas curriculares, bem como a profissionais, investigadores, alunos e curiosos das áreas da educação, história, geografia, património, genealogia, museologia, arquitetura, ciência da informação, bibliotecas, arquivos e documentação e comunidade em geral. Neste caso, as inscrições devem ser efetuadas até ao dia 6 de junho.
Entre os dias 9 e 14 de junho, o “Pont(e)s de Acesso” apresentará um conjunto de memórias sobre o património da Vista Alegre, partilhadas por membros da comunidade, que serão disponibilizas nas redes sociais do Centro de Documentação, Município de Ílhavo e Vista Alegre.
A Semana dos Arquivos do Centro de Documentação de Ílhavo encerra no dia 15 de junho, ao final da manhã, com uma conversa sobre a componente social e comunitária da Vista Alegre, com a participação de alguns cidadãos, emitida em direto no Festival Rádio Faneca 2024, em Ílhavo.
FOTO: Arquivo - João Parracho.
Diário de Aveiro |