Para assinalar o Dia do Ambiente, o Município de Ovar promove, no próximo dia 2 de junho, um dia aberto no Parque Ambiental do Buçaquinho. Água, energia, clima, vida terrestre, vida marítima e resíduos estes são os temas desta iniciativa de sensibilização ambiental que conta com muitos desafios para toda a família.
“O Parque Ambiental do Buçaquinho, um dos ícones naturais do concelho, é o espaço certo para deixar a mensagem que cuidar do nosso concelho e planeta é uma missão de todos”, adianta Domingo Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que não tem dúvidas ser “fundamental comprometer as crianças e as famílias com os desafios ambientais que enfrentamos e não há forma melhor de aprender do que em contexto divertido e em contacto com a natureza”.
Como defende o autarca, o Município de Ovar tem procurado estar na linha da frente no que toca às preocupações ambientais. “Quer através de ações de sensibilização como esta, quer dos meios disponíveis no concelho para o devido tratamento dos resíduos, quer também através de descontos nas tarifas dos resíduos sólidos urbanos, temos vindo a executar inúmeras ações que visam impactar o quotidiano das pessoas, incentivando-as a adotar hábitos mais sustentáveis”.
Transformar a água poluída em água (quase) potável, construir um brinquedo a partir de resíduos sólidos urbanos e muito mais, neste dia especial há desafios espalhados por todo o Parque Ambiental do Buçaquinho. O objetivo é simples, entre jogos, atividades lúdicas e momentos bem-divertidos, pretende-se incentivar as famílias a serem cada vez mais amigas do meio-ambiente.
A iniciativa decorre das 11h às 13h e das 14h30 às 16h30, estando as atividades abertas a todos os que visitarem o Parque Ambiental do Buçaquinho. No início da primeira atividade, será entregue uma pulseira ecológica, feita a partir de rolos de papel higiénico. Um passaporte original que servirá de entrada e registo das atividades realizadas ao longo do evento.
Diário de Aveiro |