A Ciclaveiro afirma-se surpreendida pela forma como decorreu a Kidicalmass do passado fim de semana pela presença de mais de 200 pessoas.
No passado domingo, dia 12 de maio, crianças acompanhadas das suas famílias saíram à rua e pedalaram pela cidade para reclamar espaço público de qualidade para poderem brincar, andar de bicicleta e a pé, principalmente nas deslocações para a escola.
Este movimento internacional (KidicalMass) tem ações em cidades de todo o mundo como forma de dar visibilidade à “necessidade e urgência” das crianças e adultos poderem usar os modos ativos nas suas deslocações diárias.
A manifestação Kidicalmass Aveiro reuniu 212 pessoas, em 190 bicicletas, 20 crianças transportadas em bicicleta e 3 cargobikes, acompanhada por 2 agentes da PSP em bicicleta e o apoio de um agente de mota que fizeram um percurso pelo centro urbano da cidade.
O percurso na cidade mostrou a dificuldade para circular na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, onde as bicicletas partilham o espaço com autocarros e “são obrigadas a contornar diariamente muitos carros estacionados abusivamente em segunda fila e a desviar-se de portas de carros a abrir”, e mostrou que falta articulação da pista da Avenida 25 de Abril com outras vias.
Na paragem em frente à autarquia foi afixado pelas crianças um “Manifesto KidicalMass” que reúne as principais reivindicações dos manifestantes.
“A adesão da comunidade em Aveiro foi surpreendente, tendo sido das cidades com maior registo de participação entre as 33 localidades que organizaram esta manifestação em Portugal”, refere a organização.
“Esta adesão demonstra que Aveiro está cada vez mais atenta e consciente do que é uma cidade desenhada para o dia a dia de quem mora e quer morar na cidade, para uma geração que está a crescer e que quer usufruir dos espaços públicos de socialização e brincadeiras com vizinhos e amigos, que se quer sentar à sombra de uma árvore a caminho de casa e quer ter a possibilidade de ir para a escola a pé ou de bicicleta sem ter medo. Uma geração que reivindica uma cidade com espaço para a sua geração”.
A próxima saída acontece em setembro de 2024 na Semana Europeia da Mobilidade.
Diário de Aveiro |