A Câmara de Aveiro acredita que o final da obra na nova rotunda a poente do túnel de Esgueira deverá estar concluída até Outubro.
No decurso de uma visita ao local, no âmbito da celebração do Feriado Municipal, o autarca explicou que a obra de 1,5 milhões vai articular a circulação no entroncamento entre a Rua de Viseu e a Rua Senhor dos Milagres.
A empreitada corresponde à segunda fase de requalificação urbana, na envolvente ao túnel, com o objetivo de capacitar o eixo de ligação urbana à Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
No decurso da visita, Ribau Esteves assumiu que uma das mudanças previstas é a redução do número de faixas no túnel no sentido poente para reduzir o afluxo de viaturas à avenida Dr. Lourenço Peixinho por essa via.
Com esta intervenção a autarquia diz que fica garantida a qualificação da circulação pedonal, viária e o ordenamento do estacionamento.
Está ainda prevista a recuperação dos painéis cerâmicos localizados nas duas paredes do túnel, assim como a instalação de um busto do antigo Presidente de Câmara, Girão Pereira, em homenagem a um dos nomes de referência do poder autárquico.
As visitas em Esgueira começaram no local onde vai nascer uma via alternativa à Rua João Francisco Casal, facilitando a ligação ao nó de acesso às autoestradas, junto ao Estádio Municipal de Aveiro.
Trata-se de um projeto, integrado no quadro da estruturação e melhoria da malha viária de acesso à Área de Acolhimento Empresarial – Aveiro Norte/ ZI Taboeira (AAE – Aveiro Norte), e que vai permitir a ligação entre a Rua Quinta das Oliveiras e a Travessa da Boavista.
Diário de Aveiro |