A Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) aprovou, por unanimidade, a atribuição do Título de Sócio Honorário ao Bispo de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos.
Depois de aprovada foi comunicada a decisão em audiência concedida pelo Bispo de Aveiro, ao final da tarde desta terça (7 de Maio) na Casa Episcopal).
Pedro Oliveira, Presidente da AAAUA, assume que o objetivo foi relevar o papel das 39 IPSS e 11 Misericórdias ligadas à Diocese de Aveiro.
“Justo reconhecimento ao atual Bispo de Aveiro pelo seu contributo ao nível da responsabilidade social, cidadania ativa e inclusão, abrangendo 9 Arciprestados (Aveiro, Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja/Murtosa, ílhavo, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos), ou seja, fortemente implementados em 10 concelhos da região, para além de permitir igualmente valorizar a impressiva dimensão humana e cultural do agraciado”.
A finalizar Pedro Oliveira enfatiza a feliz coincidência deste Título ser entregue por ocasião do 34º. Aniversário da AAAUA que se celebrará no próximo dia 5 de julho, numa altura em que “D. António Moiteiro celebrará 10 anos sobre a sua nomeação como Bispo de Aveiro, uma vez que foi designado pelo Papa Francisco a 4 de julho de 2014”.
António Moiteiro, nasceu a 17 de maio de 1956, na freguesia de Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor, distrito de Castelo Branco, sendo licenciado em Teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Ciências Religiosas, em Madrid, e, nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em Teologia Pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993» na Universidade Pontifícia de Salamanca.
Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga a 8 de junho de 2012 pelo Papa Bento XVI, com o título de bispo-titular de Cabarsussos.
Foi ordenado a 12 de agosto de 2012, na Sé da Guarda pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, pelo Bispo D. Manuel da Rocha Felício e pelo Arcebispo D. Jorge Ortiga.
A 4 de julho de 2014 foi nomeado Bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a D. António Francisco dos Santos.
Ao tomar conhecimento desta iniciativa da AAAUA, D. António Moiteiro diz sentir-se” muito agradecido pela gentileza deste gesto, que o deixa profundamente honrado, salientando o enquadramento desta distinção, em representação das IPSS ligadas à Igreja católica na diocese de Aveiro, que são 39 e mais 11 Misericórdias, aceita em nome do setor social das nossas paróquias e dos grupos sócio-caritativos, tornar-se e Sócio Honorário da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro”.
Diário de Aveiro |