O Museu Marítimo de Ílhavo assinala o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a programação decorre sob o mote "Museus para a Educação e a Investigação".
Haverá eventos em três dias de atividade (17, 18 e 20 de maio).
No dia 17 de maio, será apresentado um recital de piano, “As crianças e o Mar – Um sonho azul”, de Melissa Fontoura e António Rosado, às 21h30, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
Esta aposta nasceu com o objetivo de envolver e sensibilizar as crianças e os jovens para a importância do mar, da música clássica e dos sonhos.
A 18 de maio, em dia aberto nos três espaços museológicos (Museu Marítimo de Ílhavo, Navio-Museu Santo André e Centro de Religiosidade Marítima), estão previstas atividades destinadas às famílias no Museu com bebeteca (10h) e oficina de pintura em azulejo às (15h).
Às 17h, o Museu Marítimo de Ílhavo inaugura a exposição “Alegorias do Mar na cerâmica da Vista Alegre”, integrada nas comemorações do bicentenário da Fundação da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre, que reúne um conjunto de peças inspiradas no mar e produzidas entre 1869 e 1950.
Às 21h30, será apresentado o filme “Heróis do Mar”, de Fernando Garcia, na Casa da Cultura de Ílhavo, com uma dobragem completa, realizada por um grupo da comunidade, dirigido por Alexandre Sampaio, e uma nova remasterização de som coordenada pelo realizador Pedro Magano.
Os registos sonoros do filme são da autoria do Henrique Portovedo e João Martins.
No dia 20 de maio, às 21h30, a programação do Dia Internacional dos Museus encerra com o espetáculo “The White Fleet Suite: Histórias, Canções e Saudade”, de Pamela Morgan, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, que celebra a cultura e a história a partir de composições originais e tradicionais, poesia, filmes e fotografias de Portugal e da Terra Nova.
Diário de Aveiro |