As Universidades Novas em Portugal ficam a dever a Veiga Simão uma visão de futuro que 50 anos depois vem confirmar os méritos da decisão sobre a criação de universidades como a de Aveiro.
O tema esteve em destaque esta manhã em iniciativa da SEDES - Aveiro que analisa “50 anos de Universidade, 50 anos de Liberdade”.
Celebração de Abril e da democratização do conhecimento.
Helena Nazaré, antiga reitora da UA, fez o elogio à visão reformista de Veiga Simão, governante que decidiu a criação de novas universidades.
Fala em personalidade afável que reformou o ensino superior em Portugal (com áudio)
Alberto Souto Miranda, responsável pela Sedes – Aveiro destaca a capacidade que as academias revelaram na transformação do país.
Ainda assim convocou a reflexão por entender que as prisões do passado são substituídas por novas grades que não podem cortar a liberdade de pensamento (com áudio)
“Os 50 anos da UA no contexto regional, nacional e internacional (emigração e imigração de estudantes e professores)” foi o painel com intervenção do atual reitor.
Paulo Jorge Ferreira, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, lembra que Aveiro é hoje universidade do país e do mundo.
Com peso crescente dos alunos internacionais e com o resto do país a alimentar as novas matrículas, o Reitor da UA diz que 50 anos confirmam esse projeto transformador que nasceu em Abril (com áudio)
Diário de Aveiro |