Os Museus de Aveiro propõem atividades de Serviços Educativos nos meses de abril, maio e junho.
Este fim de semana, no Museu Arte Nova, será feita visita ao mundo das crianças em 1900, abordado na exposição “Pim, Pam, Pum. O Século da Criança”, através de brinquedos, vestuário e outros objetos originais.
A visita deste sábado é orientada por uma personagem de conto infantil, que visita o museu relembrando o seu tempo de criança.
A 20 de abril será feita a visita ao Centro Interpretativo do Achado e História do Rossio.
O Rossio espelha o carácter de Aveiro e reflete a sua evolução urbana e dinâmicas sociais.
Em maio, o programa inicia no dia 4, no Museu da Cidade, que servirá de ponto de partida para o percurso “Arte Pública em Aveiro”.
No dia 11 de maio, será feita visita à instalação “Pousio” no Ecomuseu Marinha da Troncalhada.
A 18 de maio, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, terá lugar a visita “Liberalismo: Imagens, Atos e Sons da Liberdade”.
“À descoberta do Azulejo de Aveiro” será a proposta para o dia 25 de maio. Esta aventura começa no Museu da Cidade e segue 4 caminhos possíveis.
O programa de junho começa no dia 8 no Ecomuseu Marinha da Troncalhada com a descoberta e aprendizagem sobre Safra do Sal a e biodiversidade existente no espaço.
“Explorar o salgado de Aveiro” permitirá aos participantes conhecer as artes do marnoto, tais como a produção de sal e seu armazenamento.
No dia 15 será feita uma visita guiada à exposição “A Transformação da Natureza” no Museu Arte Nova. Trata-se de uma viagem ao Mundo Arte Nova, lançando um novo olhar à Sustentabilidade.
A 22, no Museu de Aveiro/Santa Joana, “O Exercício da Liberdade” é a visita apresentada.
No âmbito da comemoração do 50.º aniversário da revolução de 25 de Abril de 1974, e partindo das obras da Coleção da Fundação de Serralves e da Coleção o Município de Aveiro em torno do tema da liberdade, explora-se a produção artística das vanguardas dos anos 1960 e 1970 até à atualidade.
Obras de pintura, escultura, vídeo e instalação, de artistas portugueses e internacionais, serão o material de reflexão e entendimento.
Por fim, no dia 29 de junho, “Quem sou eu?” é o desafio proposto pelo Museu da Cidade.
A família participa, de modo ativo, em equipa, e são desafiados a descobrir a que monumento, edifício ou comida típica de Aveiro se reportam as pistas e as questões preparadas. O participante é desafiado a responder: Sou uma pessoa? Sou um edifício? Sou Arte Nova? Quem Sou Eu?
Diário de Aveiro |