A SEDES – Aveiro agendou para dia 16 de Abril um debate que evoca os 50 anos da Universidade de Aveiro.
“50 anos de Universidade, 50 anos de Liberdade” é o mote para um evento que será realizado na Sala dos Actos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro.
Figuras do universo do ensino superior e da UA, em particular, são convidados para falar sobre o trajeto da UA no Portugal Democrático.
O programa arranca às 9h30 com homenagem póstuma a Veiga Simão pela Professora Helena Nazaré (ex Reitora da Universidade de Aveiro e membro da SEDES- Aveiro).
Segue-se, às 10h, a intervenção do Reitor da UA sobre os 50 anos da UA no contexto regional, nacional e internacional (emigração e imigração de estudantes e professores).
O Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e membro da SEDES-Aveiro passa em revista esse trajeto de 50 anos.
Meia hora mais tarde será a vez de Júlio Pedrosa (ex Reitor da Universidade de Aveiro, ex Ministro da Educação e membro da SEDES-Aveiro) falar sobre “a rede universitária em Portugal como oportunidade de desenvolvimento” e, às 11h, António Nogueira Leite (Catedrático da Universidade Nova, ex Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças e membro da SEDES-Aveiro) falar sobre “A Universidade como factor de competitividade”.
Reitores da Universidade de Évora, da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro e da Universidade Portucalense reúnem num painel de debate sobre “Os desafios do Ensino e da Investigação colocados pela Inteligência Artificial”.
Na fase final, às 12h, intervenção de Pedro Nuno Teixeira (Professor de Economia da Universidade do Porto e Secretário de Estado do Ensino Superior) a que se segue o encerramento com Álvaro Beleza, Presidente da SEDES.
Diário de Aveiro |