Manuel Pizarro despede-se do Ministério da Saúde com a inauguração do novo Serviço de Urgência do Hospital Conde de Sucena em Águeda, e com palavras de confiança na reforma do SNS a partir das Unidades Locais de Saúde.
Pizarro considera que esta forma de organização vai dar frutos com valorização dos cuidados de saúde primários e com a filtragem de acessos às urgências hospitalares que devem estar ao serviço de cuidados diferenciados.
A terminar o mandato no Governo de António Costa, no rescaldo das eleições antecipadas, o Ministro da Saúde defendeu o progresso do sistema em 50 anos de Portugal democrático.
E manifestou confiança num futuro melhor para a saúde em Portugal (com áudio)
A inauguração da urgência no hospital de Águeda foi momento para autarcas e administradores salientarem a importância de manter o investimento na modernização de serviços.
Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, enfermeiro de base, pediu mais músculo e valorização dos meios instalados em Águeda para colocar as capacidades ao serviço da região.
O autarca entende que o SNS é grande obra construída em democracia e deve ser defendida até ao limite (com áudio)
Ouviram-se palavras de elogio a Manuel Pizarro.
O autarca de Águeda diz que foi fácil trabalhar com o Ministro.
“Muito obrigado por toda a colaboração. Tem sido muito fácil trabalhar. Esse é o melhor elogio que posso fazer”.
A intervenção rondou os 1,7 milhões de euros, com 600 mil euros investidos diretamente pela autarquia, e já está em funcionamento desde final de 2023.
Margarida França, da ULS da Região de Aveiro que gere centros de saúde e quatro unidades hospitalares (Aveiro, Águeda, Ovar e Estarreja) recorda que esta obra na urgência era tida como o objetivo de mais fácil concretização e foi uma das maiores dores de cabeça.
A completar seis anos na liderança da administração hospitalar, a gestora disse que a criação da Unidade de Ambulatório em Aveiro nos terrenos do antigo estádio, a urgência de Águeda, a unidade de cuidados intensivos, a ressonância magnética e o serviço de hemodinâmica foram metas traçadas.
Admitiu que a modernização da urgência de Águeda foi uma das apostas de difícil concretização (com áudio)
Diário de Aveiro |