Sob o slogan “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, o Município levou a efeito, na semana de 18 a 23 de março, um conjunto de iniciativas, com o intuito de sensibilizar a população para a sustentabilidade ambiental.
A semana começou com uma plantação de árvores em todas as Freguesias. Abeto branco, aveleira, medronheiro, pinheiro-manso, olaia, amieiro, freixo e carvalho alvarinho foram algumas das espécies plantadas. A iniciativa de maior destaque aconteceu, no passado sábado, logo pela manhã, com uma recolha de lixo em todo o concelho que envolveu cerca de 500 voluntários das mais diversas associações locais, tendo sido recolhidos cerca de 1.150 quilos de lixo, a qual culminou no Vale Santo, em Anadia, com um momento de confraternização.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, faz um balanço “muito positivo” desta semana dedicada ao ambiente, mostrando-se “bastante satisfeito pela envolvência de tantas pessoas nesta iniciativa Anadia + Limpa; Anadia + Verde”.
“Por parte do Município, pretendeu-se com estas ações sensibilizar a população para a proteção da natureza, reduzindo assim a pegada ecológica no concelho”, acrescentou ainda.
Lino Pintado deixa um agradecimento público “pelo contributo de todos, nomeadamente das Juntas de Freguesia e associações do concelho, para o sucesso do evento”, considerando que “Anadia ficou mais limpa e mais verde” e, desta forma, “a missão foi cumprida”.
Paralelamente, foram ainda desenvolvidas outras atividades para sensibilizar a comunidade para a necessidade de preservar e promover a conservação dos recursos naturais, bem como ações de informação e sensibilização sobre gestão de combustível e uso do fogo. Pretendeu-se, desta forma, alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar.
Diário de Aveiro |