A Câmara Municipal de Ílhavo inaugura na manhã de sábado, 23 de março, o Centro Cívico da Gafanha do Carmo, na Praça Padre João Gonçalves.
Às 11h30 será inaugurado o Parque Infantil, junto ao Pavilhão Desportivo, construído ao abrigo do Contrato Interadministrativo celebrado com a Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo para 2023. Pouco depois, às 12h00, será descerrada a placa do Centro Cívico da Gafanha do Carmo, na Praça Padre João Gonçalves, seguindo-se um almoço-convívio e animação.
A intervenção, que representa um investimento na ordem dos 235 mil euros, acrescidos de IVA, consistiu no arranjo urbanístico da envolvente da Igreja da Gafanha do Carmo, integrando uma parcela de terreno contíguo, com o pressuposto da criação de um espaço público polivalente.
A criação do Centro Cívico da Gafanha do Carmo surge como resposta a um conjunto de necessidades da comunidade local, nomeadamente, a criação de um espaço referencial e qualificado para acolher a festa anual e outros eventos; a criação de estacionamento ordenado, que sirva os equipamentos concentrados naquele local (igreja, escola primária, junta de freguesia, centro sócio-educativo); e a qualificação estratégica do espaço público, potenciado a sua continuidade e integração, pedonalização, conforto e segurança.
Assim, o novo espaço inclui áreas verdes, com arborização; equipamentos de ginástica; zonas de mesas para merendas, jogos e convívio; zonas de estar com bancos adaptados a seniores; área de utilização polivalente, para realização de festejos ou para estacionamento automóvel, com 44 lugares disponíveis; aumento da segurança pública, com a eliminação do eixo visual de ligação entre a porta da Igreja e o lado oposto da estrada e a criação de um elemento de barreira dissuasor do atravessamento do arruamento no eixo direto da porta de entrada da igreja, reduzindo potenciais situações de perigo.
Diário de Aveiro |