Alunos da Escola Náutica Fazem uma viagem de treino de mar e despedem-se hoje de Aveiro a caminho de Lisboa numa viagem que procura atrair jovens para a vida marítima.
São 44 alunos e docentes da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) que passaram dois dias na região em viagem de treino de mar a bordo do navio Santa Maria Manuela.
Esta iniciativa faz parte das atividades letivas da ENIDH e tem como destino final o porto de Cascais, onde irão desembarcar, no próximo domingo, 17 de março, pela manhã.
Durante a viagem os alunos participantes desempenham, de forma prática, várias das tarefas que se realizam a bordo de um navio, entre as quais na casa da máquina, na ponte, vigia, leme, trabalhos de convés, içar velas, entre outros.
Durante a passagem da Escola Superior Náutica por Aveiro realizaram-se ainda diversas sessões de esclarecimento e divulgação das profissões marítimas junto dos mais jovens, nomeadamente aos alunos da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes, em Ílhavo.
A comemorar este ano o seu centenário, a ENIDH é a única instituição de ensino superior público vocacionada para a formação de Oficiais da Marinha Mercante e quadros superiores do sector Marítimo-Portuário.
A sua oferta formativa divide-se em três grandes áreas: Pilotagem, Engenharia e Gestão.
A ENIDH tem atualmente licenciaturas em Engenharia de Máquinas Marítimas, Engenharia Eletrotécnica Marítima, Engenharia Informática e de Computadores, Gestão de Transportes e Logística, Gestão Portuária e Pilotagem, e dois mestrados – Engenharia de Máquinas Marítimas e Pilotagem.
Conta ainda com Cursos Técnicos Superiores Profissionais, nas áreas de Mecânica Naval, Mecatrónica Naval, Navegação de Recreio e Operação Marítimo-Turística, Operações de Pesca e Rebocadores Marítimos, Redes e Sistemas Informáticos e Sustentabilidade Energética e Climatização.
São cursos com uma elevada taxa de empregabilidade, tanto no mercado trabalho nacional como internacional.
Atualmente, há antigos alunos da ENIDH a trabalhar em todo o mundo, não só no mar como também em atividades em terra.
Conta atualmente com mais de 800 alunos, entre os quais 20 alunos do distrito de Aveiro.
Diário de Aveiro |