A saúde esteve em força no dia que fecha a primeira semana de campanha no distrito de Aveiro.
O Bloco de Esquerda esteve no Hospital Infante D. Pedro em reunião com a administração da ULS da Região de Aveiro.
Na reunião estiveram presentes Moisés Ferreira, cabeça de lista do Bloco no distrito de Aveiro, Nelson Peralta e António Monteiro, também candidatos do Bloco.
Na reunião foram abordados vários temas, desde o financiamento às instituições do SNS até à falta de autonomia para contratação de enfermeiros, técnicos e outros profissionais, passando ainda pelas horas extraordinárias feitas pelos trabalhadores do SNS.
Foi, ainda, abordado o atraso na construção da resposta de internamento de psiquiatria depois de o último concurso lançado ter ficado deserto.
O Bloco abordou ainda a necessidade de garantir as obras de ampliação do hospital de Aveiro e a criação de um curso de medicina na Universidade de Aveiro.
Para o BE, a recente maioria absoluta do PS não fez bem à saúde do SNS.
Moisés Ferreira diz que “é preciso avançar para uma reconstrução do Serviço Nacional de Saúde”.
“Que é preciso um novo modelo de autonomia, um novo impulso para contratação e investimento e um aumento do acesso a cuidados de saúde, nomeadamente aqueles que continuam a faltar à maior parte das cidadãs e cidadãos, como é o caso da medicina dentária ou da psicologia”.
Na mesma visita, o BE assumiu-se contra as ULS e pede a revogação das Unidades Locais de Saúde, órgãos de gestão que agrupam hospitais e centros de saúde.
Diário de Aveiro |