Artur Silva é o novo Académico Correspondente Estrangeiro na Real Academia das Ciências espanhola..
O Vice-reitor da Universidade de Aveiro para a investigação foi a Espanha apresentar uma palestra a todos os membros da Academia, no início de Fevereiro, onde falou sobre novos métodos sintéticos com potencial para serem utilizados contra a doença de Alzheimer e que estão a ser desenvolvidos pelo seu grupo de investigação.
Esta apresentação pública acontece depois de ter sido nomeado, no ano passado, Académico Correspondente Estrangeiro da Real Academia Espanhola de Ciências Exatas, Físicas e Naturais espanhola.
Esta apresentação foi assistida presencialmente pelos membros da Academia e transmitida em Espanha através do YouTube.
Sobre a distinção, Artur Silva considera que este é o “reconhecimento” da investigação que tem feito na área das ciências químicas e dos seus contributos “em termos de organização, divulgação e colaboração entre os Químicos e as Sociedades Científicas Químicas Internacionais, com especial ênfase para as Sociedades Científicas Europeias”.
“É uma distinção que muito me honra, mas não seria possível sem a ajuda e contributo dos meus colegas de grupo e de todos os estudantes de mestrado e doutoramento, assim como de investigadores que têm trabalhado comigo ao longo da minha carreira.”
O Académico acrescenta ainda que todas as distinções que tem recebido nos últimos anos “são devidas à Universidade de Aveiro, que as tornou possível e tem suportado a minha carreira desde que a iniciei nesta minha casa em novembro de 1987, depois de aqui também ter terminado a minha licenciatura em Física e Química via Ensino.”
Artur Silva é atualmente professor catedrático do Departamento de Química, Vice-reitor para as matérias atinentes à investigação, inovação e formação de terceiro ciclo e acreditação dos ciclos de estudos. É ainda presidente do Centro Académico Clínico Egas Moniz Alliance for Health. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Química 2016-2023.
Diário de Aveiro |