A Universidade de Aveiro integra projeto europeu para promover a educação sobre o solo.
O CURIOSOIL é um projeto europeu liderado pela Universidade de Aveiro e constituído por um consórcio de 14 parceiros de toda a Europa.
A reunião de arranque do projeto acontece esta segunda-feira e abre três dias de trabalho na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
A forte pressão devido ao crescimento populacional, a mudança de hábitos de consumo e as alterações induzidas pelo clima na cobertura e utilização do solo são alguns dos temas em foco.
O projeto tem como lema “Despertar a Curiosidade pelo Solo para Catalisar a Literacia do Solo" e está focado em melhorar a literacia sobre os solos através de esforços colaborativos na educação.
“A literacia e a educação sobre o solo podem desempenhar um papel importante para uma melhor compreensão da sociedade sobre este elemento tão importante das nossas vidas. Ao dotar os jovens de conhecimentos sobre o solo e competências relacionadas, abrimos novas portas para as futuras gerações de cientistas,” afirma Sónia Rodrigues, investigadora da Universidade de Aveiro e Coordenadora do projeto.
Nos próximos quatro anos, o projeto CURIOSOIL prevê desenvolver um “Kit de curiosidades sobre o solo” com experiências multissensoriais e cocriar um conjunto de produtos educativos, materiais didáticos e programas de formação de professores que serão utilizados em diversos níveis de escolaridade a nível europeu.
Neste consórcio, a Universidade de Aveiro é representada pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento, pelo Departamento de Educação e Psicologia, pelo Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Com financiamento total de 6,1 milhões de euros, o projeto é financiado no âmbito da Missão Solo da União Europeia, do programa Horizonte Europa.
Diário de Aveiro |