A Filarmónica Gafanhense agentou para domingo o concerto comentado "Quadros de uma Exposição".
Henrique Portovedo assegura a direção musical e o também investigador do INET-md Jorge Castro Ribeiro comenta as obras apresentadas.
Espetáculo produzido pela Orquestra Filarmónica Gafanhense e 23 Milhas, inspirada em "Pictures at an Exhibition", obra originalmente para piano composta em 1874 pelo compositor e militar russo Modest Mussorgsky, enquanto homenagem ao pintor e arquiteto Viktor Hartmann.
Neste concerto será interpretada uma orquestração de Tohru Takahashi para Banda Sinfónica.
Já a obra "Extreme Make Over", de Johan De Meij, consiste num conjunto de metamorfoses sobre um tema do Quarteto de Cordas N.º 1 em Ré de Tchaikovsky.
O compositor considerava a ligação da música com outras artes algo especial.
“Nunca estive tão orgulhoso dos meus poderes criativos como quando Leo Tolstoy se sentou na cadeira ao lado da minha ouvindo o meu Andante, e as lágrimas correram pelo seu rosto”.
Jorge Castro Ribeiro, investigador e professor, vai complementar este espetáculo com particularidades como esta, que desenham os percursos históricos, composicionais e interpretativos de ambas as obras.
“Pretendemos deste modo, aliar a dimensão artística a um projeto cada vez mais sólido de formação de ouvintes", refere a FG.
Espetáculo no Domingo, dia 11 de fevereiro, às 16 horas, na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré.
Diário de Aveiro |