Negociações mais rápidas e reforço de verbas para as Juntas de Freguesia do Município de Ílhavo garantiram a aprovação mais "tranquila" do mandato até ao momento.
O acordo está fechado e mereceu aprovação na reunião do executivo municipal de Ílhavo desta semana.
Subida de 15% nos valores transferidos para as freguesias que passa de um total de 240 mil euros, em 2023, para 276 mil euros, em 2024.
O PSD deu voto favorável e juntou-se à maioria Unir para Fazer no sim à proposta e o PS optou pela abstenção.
João Semedo, vice presidente da autarquia, explica que o objetivo tem sido “continuar a melhorar a capacidade operativa” para que as Juntas tenham “papel diferenciado”.
Aos valores propostos, adicionam-se mais 20 mil euros para trabalhos de sustentabilidade ambiental e 10 mil euros para distribuição de compostores ñum total de 306 mil euros em transferências.
Do PSD, que governa três Juntas, ouviram-se elogios.
Fátima Teles diz que, depois de dois anos de críticas, a atualização de valores merece sinal positivo (com áudio)
Sérgio Lopes, do PS, abteve-se.
O vereador elogia a antecipação dos acordos mas diz que a atualização não chega para compensar o que se perdeu em 2022 e 2023.
Deixa o apelo a uma atualização intercalar capaz de repor essa capacidade perdida com a taxa de inflação registada nos últimos anos.
E lembra que grande parte das verbas são para obras e o mercado da construção foi dos mais afetados pela subida de preços (com áudio)
A distribuição por freguesias foi apresentada pelo executivo.
São Salvador recebe cerca de 112 mil euros; a Gafanha da Nazaré 98 mil; a Gafanha da Encarnação cerca de 44 mil euros e a Gafanha do Carmo 21250.
João Campolargo admite que ao terceiro ano começa a existir uma “sintonia” na forma de compreender o trabalho.
O autarca de Ílhavo promete mais e admite essa revisão intercalar para poder reforçar as transferências para as Juntas ainda antes do final do ano (com áudio)
Diário de Aveiro |