O Município de Ílhavo reduz dívida à banca em 45%.
Confirma uma redução da dívida de 1.588.795,63 para 722.179,80 garantindo uma poupança de cerca de 30 mil euros.
Anualmente a fatura com juros rondava os 75 mil euros.
A opção política foi conhecida em reunião de Câmara e clarificada neste início de semana com o detalhe dos valores.
Com uma dívida atual fixada em 866 mil euros, o Município de Ílhavo espera, até ao final de 2024, reduzir este valor até aos 550 mil euros.
A cumprir-se esta previsão, em 12 meses, a sua dívida bancária será reduzida em 65%.
“Desde que este Executivo tomou posse, em outubro de 2021, a redução da dívida a entidades bancárias e a fornecedores tem sido uma constante, procurando o equilíbrio orçamental do Município de Ílhavo”, refere o autarca de Ílhavo que não vê neste opção riscos para a capacidade de investimento.
“O investimento global, face ao período homólogo do mandato anterior, registou um aumento de 18%, comprovando-se a gestão rigorosa e os recursos direcionados para usufruto dos munícipes, na Educação, Saúde, Espaço Público, entre outros. Até 2025 prosseguiremos esta estratégia de sustentabilidade financeira, através de uma atuação responsável e prudente, focando a nossa ação no desenvolvimento social, económico, ambiental e cultural do nosso Município, através de investimentos orientados para a melhoria da qualidade de vida das nossas pessoas e para o progresso do território.”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo.
Diário de Aveiro |