O Executivo Municipal de Aveiro deliberou ratificar o despacho do Presidente de adjudicar à empresa CIMAVE a empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro.
Investimento de 740.940€ para reabilitar a zona em frente ao templo.
A autarquia alega que é “fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol”.
Com assinatura de Siza Vieira, a obra prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal.
Vai incluir murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.
Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores saudáveis e a plantação de novas espécies.
Em termos urbanísticos, com esta qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.
Em fase de obra está já a empreitada de reabilitação da fachada da Sé de Aveiro num investimento da Diocese de Aveiro.
Diário de Aveiro |