O movimento independente “Unir para Fazer” não gostou de ver o presidente da Câmara de Ílhavo fora do painel de oradores do Seminário “O Poder local no Município de Ílhavo” e anunciou que vai faltar ao encontro de sábado na sede da Junta de Freguesia de São Salvador.
A iniciativa da Mesa da Assembleia analisa o futuro do poder local e os processos de descentralização.
Vai contar com oradores como Albino Almeida (Associação Nacional de Assembleias Municipais), Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro e autor do estudo “Descentralização e Poder Local em Portugal”) e Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Vice-presidente da ANMP, membro do Comité Europeu das Regiões e ex-Presidente da CIRA) mas deixa de fora figuras do poder local de Ílhavo.
O líder do grupo parlamentar do movimento independente considera o tema “pertinente” e lembra que em maio de 2022 organizou jornadas sobre o tema com ausência dos partidos.
Agora responde na mesma moeda recusando a participação e deixando claro que não se sentiu envolvido em qualquer decisão sobre a organização deste evento.
Reclama “maior abrangência” quanto aos seus oradores convidados e uma promoção alargada e diz que mais parece uma ação a pensar nas legislativas.
“Não estamos disponíveis para sermos utilizados em eventos que mais parecem resultar do precipitar do calendário político ocorrido no nosso país, do que no aproximar dos eleitores dos eleitos”.
José Pinto Reis deixou a mensagem em missiva dirigida ao presidente da Assembleia, Paulo Pinto Santos, e apelou a que em próximas iniciativas exista “maior cuidado” na preparação de ações.
O evento está marcado para sábado às 14h na sede da Junta da Gafanha da Nazaré.
Diário de Aveiro |