A Biblioteca Municipal de Ílhavo promove, no próximo dia 17 de janeiro, quarta-feira, às 14 horas, mais uma edição da atividade “Vamos à BMI”, em sessão dedicada a crianças ouvintes e surdas.
Esta atividade inclusiva conta com uma professora de língua gestual portuguesa, ao lado da mediadora de leitura da biblioteca, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Ílhavo (agrupamento de referência para a educação bilingue de alunos surdos).
A atividade “Vamos à BMI” inclui uma visita guiada à biblioteca, que passa pelos diferentes espaços, de acesso livre e de acesso restrito, dando a conhecer o funcionamento e os serviços disponibilizados.
Segue-se a “Hora do Conto”, em momento dinamizado em espaço próprio e decorado a preceito, que permite que cada criança imagine e se envolva na viagem-descoberta, com “Estórias no Deserto”.
Por fim, realiza-se o ateliê de expressões, que explora a criatividade das crianças.
Esta é uma ação que procura suscitar na criança o fascínio pelo espaço da biblioteca, o interesse pelo livro e o gosto pela leitura em voz alta, estimulando, ainda, a capacidade de procurar os livros espontaneamente e com satisfação.
“Escutar histórias, imaginar mundos e contextos tão diferentes e próximos dos seus, permite às crianças compreender e assimilar melhor um espaço tão comum e inevitável como a diferença, a necessidade de um abraço e de um amigo, que lembra e convida à empatia e a desfrutar de tudo o que a caracteriza, levando o imaginário infantil a morar e a crescer com valores básicos de respeito, numa liberdade criativa e pedagógica”, refere nota da autarquia.
A participação nesta atividade é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Diário de Aveiro |