O COMEÇO DO OUTONO NÃO OCORRE SEMPRE NA MESMA ALTURA

O Outono chegou hoje às 05:03 a Portugal, marcando o início de um novo ciclo da vida vegetal e animal e igualando o tamanho do dia ao da noite, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Ao contrário do que normalmente se pensa, o começo do Outono não ocorre sempre na mesma altura, já que esta data é estabelecida a partir de cálculos ma temáticos para se ajustar ao movimento da Terra.

Segundo o OAL, este ano o equinócio de Outono ocorreu às 05:03 em Portugal Continental e Madeira e às 04:03 nos Açores, instante que corresponde a uma dada posição do Sol no espaço.

Trata-se do "instante em que o Sol corta o equador celeste" no seu movimento aparente anual, sendo aqui o comprimento do dia igual ao da noite.

Conforme explicou uma astrónoma do OAL, o Sol parece mover-se, mas na realidade este movimento aparente é o resultado do movimento de translação da Ter ra em torno do Sol.

A duração do tempo que o Sol leva até regressar à mesma posição deu origem à medida de tempo "ano" (ano trópico), de grande "importância para a humanidade", na medida em que inclui o ciclo das estações e consequentemente o ciclo da vida animal e vegetal.

Acontece que o ano não comporta um número exacto de dias: tem 365 dias, 05 horas, 48 minutos e 45,2 segundos.

Assim, a data do início da Primavera e do Outono diferem de ano para ano.

"Depois de um ano comum de 365 dias, as estações começam, em média, 5 horas e 49 minutos mais tarde nesse ano. Para corrigir esse desvio um dia adicional é introduzido todos os quatro anos (ano bissexto)", explica a especialista.

Daqui resulta que depois de cada quatro anos há um salto de um dia para trás.

A entrada na hora de Inverno ocorre este ano às 02:00 de dia 29 de Outubro, altura em que os relógios deverão ser atrasados 60 minutos em Portugal Continental e na Madeira.

No arquipélago dos Açores, a mudança ocorre à 01:00, devendo os relógio s ser atrasados para as 00:00.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt