TRATA-SE DE UM ENSAIO-PILOTO

O bairro típico da Beira-Mar, no centro histórico de Aveiro, vai estar vedado ao trânsito no "Dia Sem Carros", sexta-feira, num ensaio de uma medida que poderá vir a ser definitiva, anunciou a Câmara Municipal.

"Trata-se de um ensaio-piloto que poderá vir a ser uma das medidas permanentes a sair do Dia Europeu Sem Carros deste ano", admitiu Capão Filipe, vereador do Trânsito e Mobilidade da Câmara de Aveiro.

Falando na conferência de imprensa de apresentação do "Dia Europeu Sem Carros", que é assinalado no dia 22, Capão Filipe disse que a limitação do acesso das viaturas ao bairro da Beira-Mar "abre um período de reflexão e de consulta", sobre essa possibilidade.

O bairro da Beira-Mar é caracterizado por ruas estreitas e na zona que ficará interdita residem cerca de 1.100 moradores, numa área em que as casas não dispõem de garagem.

Além dos residentes, a zona é usada para o estacionamento de inúmeras viaturas de pessoas que trabalham nas imediações durante o dia e pelos clientes dos bares que se localizam no centro histórico, à noite.

A abertura do novo parque de estacionamento de São João, com a construção de uma ponte de acesso rodoviário e de uma ponte pedonal a ligar as margens do canal de S. Roque e do Cais dos Botirões, veio criar condições para o município equacionar a possibilidade de limitar o trânsito na zona, medida que vem sendo reclamada há anos pela Junta de Freguesia da Vera Cruz.

A Câmara vai aproveitar o Dia Europeu Sem Carros para promover a discussão pública da medida, tendo incluído no programa a realização de um debate sobre "Mobilidade no bairro da Beira Mar: que futuro?", que decorrerá na noite de 22, na Praça Joaquim de Melo Freitas.

De acordo com Capão Filipe, "já foram consultadas as experiências de outras cidades que fecharam ao trânsito os seus centros históricos", estando a possibilidade a ser estudada pelos técnicos municipais.

A zona do Bairro da Beira Mar vai ficar sem tráfego automóvel entre as 08:00 de sexta-feira e as 02:00 de sábado.

A medida é semelhante ao que aconteceu com outras zonas em edições anteriores do Dia Sem Carros, mas desta vez há uma particularidade: algumas ruas são abertas às 19:00 para permitir o acesso ao estacionamento junto ao canal de S. Roque e os moradores vão poder entrar ou sair no bairro, desde que exibam um documento comprovativo da residência.

O controlo será feito pela Polícia Municipal e pela PSP, que segundo revelou o comissário Sérgio Loureiro, da PSP, vai usar equipas de bicicleta na fiscalização e orientação do trânsito.

O programa para o Dia Europeu Sem Carros contempla diversas actividades, como passeios de barco e de bicicleta e a medição da qualidade do ar por uma unidade móvel do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM).
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt