D.XIMENES BELO VAI CELEBRAR EUCARISTIA DOMINICAL

D. Carlos Ximenes Belo, Bispo Timorense, galardoado, em 1996, com o Prémio Nobel da Paz, visitará Aguada de Cima, no próximo domingo, dia 3 de Setembro.

O Prémio Nobel desloca-se à freguesia aguadense com o intuito de celebrar a Eucaristia dominical.

A Junta de Freguesia de Aguada de Cima vai aproveitar a oportunidade para homenagear esta figura mundial com a atribuição do seu nome a uma rua, em cerimónia, que se iniciará pelas 10 horas, no Salão da Junta de Freguesia.

Confirmada está também a presença da embaixadora de Timor em Portugal, Pascoela Barreto que se associa, assim, a esta gesto simples mas emotivo das gentes de Aguada de Cima.

O Bispo Timorense visita Aguada de Cima a convite de amigos. No entanto, e segundo José Oliveira, “a freguesia não podia deixar passar o momento sem marcar, de forma singela, a presença de tão importante figura mundial, nomeadamente por tudo o que ele representa em termos da defesa dos direitos humanos.” Esta homenagem, referiu o Líder do Executivo aguadense, “deve ser encarada como um tributo a todos aqueles que padecem na defesa do seu próximo”.

Aguada de Cima, afirma, “sempre foi um povo com um coração nobre e empenhado como, mais uma vez, se demonstra nesta vista que é única, na história da freguesia e do concelho”.

Quem é Ximenes Belo

Carlos Filipe Ximenes Belo nasceu a 3 de Fevereiro de 1948, em Vialacama, uma aldeia em Vemasse, Baucau, Timor-Leste.

Ingressou no Colégio Salesiano de S. Teresinha em Ossu, concelho de Videqueque, a 2 de Outubro de 1962, onde completou o ensino básico. Fez os estudos preparatórios no Seminário Diocesano de Dili e no Instituto de S. João de Bosco, em Mogofortes (Anadia).

Concluiu o ensino liceal na escola Salesiana de Manique de Baixo - Estoril, onde deu entrada no noviciado a 6 Outubro de 1972 e professou, pela primeira vez, na congregação Salesiana de Lisboa. Foi ordenado definitivamente a 7 de Dezembro de 1976.

Frequentou, também, o 1º e 2º anos do Propedêutico no ISET (Instituto Superior de Ensinos Teológicos) no curso de Filosofia. Fez o estágio no Colégio Salesiano de Fatumaca, em Timor, em Agosto de 1974.

A guerra surpreendeu-o, em Dili, e impediu-o de regressar ao seu colégio, passando para o colégio Dom Bosco, de Macau. Em 1980 veio a Lisboa e foi ordenado presbítero, por D. José da Cruz Policarpo, Bispo auxiliar do Patriacado de Lisboa.

A 25 de Julho de 1981 regressou a Timor e, em Setembro desse mesmo ano foi escolhido para mestre de noviços salesianos. Em 1982 é nomeado director do colégio Salesiano em Fatumaca.

Em Maio de 1983, foi nomeado por João Paulo II Administrador Apostólico da Diocese de Dili, sucedendo ao Monsenhor Martinho da Costa. Em 1988 é elevado a Bispo de Loreum, continuando como Administrador Apostólico desta diocese.

Em 1983, o Papa João Paulo II nomeou-o administrador da Diocese de Díli e em 1988 foi ordenado bispo. Surpreendeu muita gente ao desenvolver uma personalidade dócil e jovial, tendo em conta a sua posição e um talento para as línguas (domina o tetun, português, inglês, italiano, bahasa indonésia). Também possui experiência na administração eclesiástica, uma paixão por teologia, música clássica e futebol.

Em 1996, recebeu, juntamente com Ramos-Horta , o Prémio Nobel da Paz , pela sua defesa dos direitos do povo maubere. Este prémio trouxe novas esperanças à questão dos direitos humanos e da autodeterminação dos timorenses.

Em Maio de 1998 foi doutorado Honoris Causa, pela Universidade de Évora e, em Agosto do mesmo ano, o presidente Jorge Sampaio condecorou-o com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Programa

10H - Recepção no Salão da Junta de Freguesia de Aguada de Cima a todas as entidades convidadas

10H:15 -Sessão Solene de Recepção a D. Ximenes Belo

10H:30 - Intervenção de D. Ximenes Belo

11H:00 - Atribuição do nome da rua Aguadense a Ximenes Belo com descerramento da placa comemorativa da visita.

11H:30 - Eucaristia Dominical na Igreja Matriz
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt