Catorze incêndios continuavam activos às 19:15 e mobilizavam cerca de 700 bombeiros, continuando por circunscrever o fogo florestal que sexta- feira deflagrou em Aguiar de Sousa, concelho Paredes, segundo o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

De acordo este serviço, o incêndio em Aguiar de Sousa estava a ser combatido por 282 bombeiros, apoiados por 59 viaturas e um aerotanque pesado (Beriev).

Outros 13 incêndios continuavam por circunscrever às 19:15 nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Castelo Branco, Viana do Castelo, e Viseu, sendo o Porto o mais fustigado com cinco fogos activos.

O incêndio florestal em Lordelo, concelho de Arcos de Valdevez, também se reacendeu às 13:00 e está a ser combatido por seis bombeiros e duas viaturas.

No lugar de Monte da Cheira (Vila Verde) estava activo um fogo em mato desde as 14:57, que mobilizava 15 bombeiros e seis viaturas.

Em Souto da Velha (Torre de Moncorvo), um incêndio era combatido por 38 bombeiros, apoiados por nove viaturas.

Trinta e um bombeiros, apoiados por 10 viaturas e dois aerotanques combatiam um incêndio florestal em Malhada de Cima (Cantanhede).

às 17:36 deflagrou um incêndio em Boassas, concelho de Cinfães, que mobilizou 43 bombeiros e nove viaturas.

Além do incêndio em Aguiar de Sousa, no distrito do Porto estavam mais cinco fogos em Penafiel, Amarante, Paredes e Póvoa do Varzim.

O previsível aumento das temperaturas até terça-feira levou o SNBPC a decretar o Alerta Laranja para todo o dispositivo de prevenção, vigilância, detecção, fiscalização e combate a incêndios, de acordo com a página da Internet do Ser viço.

O alerta Laranja pressupõe o reforço da vigilância, detecção e ataque inicial de todo o dispositivo, a continuação do estado de Alerta Especial para os corpos de bombeiros, a passagem do estado de prontidão das Forças Armadas para a fase Vermelha e um reforço da vigilância aérea armada.

Segundo o Instituto de Meteorologia, entre 04 e 08 de Agosto prevê-se uma subida das temperaturas máximas nas regiões do litoral Norte e Centro, diminuição da humidade relativa do ar para valores inferiores a 20 por cento e mudança da direcção do vento que passará a ser do quadrante leste fraco a moderado (inferior a 30 Km/h).

JB com a LUSA
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt