CRIANÇAS DE FÉRIAS - OLHOS BEM ABERTOS!

Crianças de férias - Olhos Bem Abertos!

Chegaram as férias e o apelo ao ar livre torna-se irresistível. Com as crianças os cuidados nunca são demais, estas escapam à vigilância dos adultos num piscar de olhos.

As estatísticas são preocupantes: Portugal está entre os seis países europeus com maior mortalidade por afogamento. Primeiro dia de férias e o final da tarde são as alturas em que acontecem mais acidentes. Nos meses de Junho e Julho (até á data) morreram 12 pessoas nas praias portuguesas a maioria em praias não vigiadas. A falta de vigilância nas praias, piscinas e a falta de uso do colete salva vidas são apontadas como causas principais de afogamento. Portugal possui índices de afogamento relativamente elevados durante todo o ano, mas é no Verão que os afogamentos tendem a aumentar devido à maior afluência de turistas e à permanência maior das crianças na água.

Segundo dados da APSI, Portugal está entre os seis países europeus com maior mortalidade por afogamento. A maioria das vítimas mortais têm menos de cinco anos, adianta ainda a associação, que frisa a seriedade dos acidentes por afogamento: mesmo nos casos de sobrevivência, o acidente por submersão provoca, com frequência, lesões neurológicas graves e irreversíveis.
A água exerce um fascínio enorme sobre as crianças, mas esta também é uma fonte de perigo potenciado por esse mesmo fascínio. As brincadeiras à beira da água seja na praia ou na piscina arrasta muitas vezes a criança a um perigo de que minutos ninguém suspeitava. Com o calor estar dentro de água é extremamente agradável, masnão é um local seguro, sobretudo quando se tem pouca idade, quando os movimentos não se coordenam na perfeição e quando os adultos estão distraídos. Basta um olhar para o lado, um atender o telemóvel, uma conversa, para que a água se torna uma ameaça, bastam segundos para que a criança se afogue, e em silêncio o drama acontece.

É necessário promover comportamentos seguros junto das crianças e essa tarefa é um dever de todos os adultos. Por isso senhores leitores estejam com os Olhos Bem Abertos quando vigiarem as nossas crianças.

Enfermeira Patrícia FerreiraMarques

Enfermeira Patricia Ferreira Marques
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt