BELENENSES GANHOU O TORNEIO

O IV Torneio de Andebol de Iniciados Masculinos, organizado pela ADREP, decorreu, no fim de semana passado, dias 14, 15 e 16, no Pavilhão Dr. José de Carvalho, na Palhaça.

Os jogos sucederam-se durante todo o fim de semana, e o público aderiu ao evento, que contou com uma merecida e muito suada vitória da equipa CF «Os Belenenses».

As equipas participantes foram:

Série A - ADREP; Academia Actávio/Pilotes (Espanha); ABC Andebol SAD; Alavarium A.C.

Série B - C.D.S.Bernardo; Núcleo de Andebol de Penedono; F.C. Porto; C.F. «Os Belenenses».

Originalmente pensado para ter lugar no fim de semana prévio a este, o Torneio teve que ser adiado por uma semana, pois alguns dos atletas que participaram nesta competição foram convocados, em finais de Junho, para um estágio no Centro de Alto Rendimento, na Cruz Quebrada, dentro das actividades de Detecção de Talentos Masculinos. O adiamento custou a participação de duas equipas, o Sporting e o Juve Lis que não puderam estar presentes. Mas a qualidade e importância do Torneio mantiveram-se pois o C.D. S. Bernardo, o ABC Andebol Sad e o C.F. «Os Belenenses» são respectivamente as equipas que conseguiram o 2º, 3º e 4º lugares do campeonato nacional da 1ª Divisão de Iniciados Masculinos. E garantiu-se também a participação dos atletas que participaram no estágio da Cruz Quebrada, que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e arrebataram os prémios de Melhor Guarda -Redes, Melhor Marcador e Melhor Jogador (ver mais à frente, o nome destes atletas).

Os jogos iniciaram-se na sexta feira, 14, por volta das 18:00 horas, e os resultados das partidas desse dia são:

ADREP, 12 - Alavarium A.C.A., 12; F.C. Porto, 20 - Núcleo de Andebol Penedono, 23; ABC Andebol SAD, 21 - Academia Actávio /Pilotes, 21 e S. Bernardo, 21 - CF «Os Belenenses», 23

Já no sábado, cumpriu-se o resto do calendário referente aos jogos nas séries A e B, com os seguintes resultados:

Alavarium A.C.A., 13 - Academia Octávio/Pilotes, 18; ADREP, 18 - ABC Andebol SAD, 25; CF«Os Belenenses», 29 - Núcleo de Andebol de Penedono, 13; S. Bernardo, 22 - FC Porto, 16; ABC Andebol SAD, 20 - Alavarium A.C.A., 11; Academia Octávio/Pilotes, 20 - ADREP, 15; FC Porto, 13 - CF «Os Belenenses», 31 e Núcleo A. Penedono, 09 - S. Bernardo, 22.

Nesta fase incial, a equipa CF «Os Belenenses» demarcava-se por ter conseguido três vitórias em três jogos que disputou. Logo atrás ficaram o ABC Andebol SAD e a Academia Actávio com duas vitórias e um empate.

No domingo, o último dia do Torneio, disputaram-se os seguintes jogos:

Meias Finais

ABC Andebol SAD, 21 - S. Bernardo, 16; CF «Os Belenenses», 25 - Academia Octávio,12

Apuramento do 7º e 8º classificados:

Alavarium ACA, 16 - FC Porto, 19

Apuramento do 5º e 6º classificados:

ADREP, 19 - N.A: Penedono, 23

Apuramento do 3º e 4º classificados:

S. Bernardo, 19 - Academia Octavio, 16

Final:

ABC Andebol SAD, 30 - CF «Os Belenenses» 31.

Este jogo de Final foi muito disputado e equilibrado, com ambas as equipas a manterem a pontuação muito igual para os dois lados. Tanto que, no final do jogo o quadro de pontuação atribuía 27 golos a cada equipa e foi necessário ir a prolongamento. Uma vez mais, ambas as equipas deram tudo por tudo e acabou por decidir-se esta partida com o recurso a livres de 7m, que estabeleceram o resultado final de 30 para o ABC Andebol SAD e 31 golos para o CF «Os Belenenses».

A classificação geral, no final do Torneio ficou assim:

1º Classificado: CF «Os Belenenses»; 2º Classificado: ABC Andebol SAD; 3º Classificado: CDS. Bernardo; 4º Classificado: Academia Octávio; 5º Classificado: Núcleo de Andebol de Penedono; 6º Classificado: ADREP; 7º Classificado: F.C. Porto e 8º Classificado: Alavarium ACA

A Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios contou com a participação de António Mota, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Manuel Martins, Secretário da Junta de Freguesia da Palhaça, Paulo Pereira, o actual Chefe do Agrupamento de Escuteiros nº 970, Manuel Sousa Ferreira, vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADREP, Manuel Justiniano dos Santos, vice-presidente da Direcção, Mário Lourenço, o actual director desportivo, Sezinando Lourenço (ex-director desportivo da ADREP) e, o presidente da direcção, Mário Braga fez a apresentação.

Para além dos prémios e medalhas atribuídos na Classificação Geral, foram distribuídas lembranças de participação a todos os elementos das equipas, mas, para distinguir o trabalho dos melhores, foram oferecidos os seguintes troféus:

Troféu Fair Play - FC Porto; Troféu Disciplina - CDS.Bernardo (com 95 pontos); Melhor Guarda Redes - Henrique Carlota (S. Bernardo); Melhor Marcador - Miguel Pereira (ABC Andebol SAD) e Melhor Jogador - António Areia (CF «Os Belenenses»).

Sezinando Lourenço foi também distinguido com uma placa em reconhecimento dos serviços que tem prestado à Associação organizadora.

O Torneio teve o seu encerramento oficial no lanche oferecido a todos os participantes.

Organizado pela ADREP, este Torneio teve a colaboração da Associação de Andebol de Aveiro - ao nível da arbitragem - e a colaboração também da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, da Junta de Freguesia da Palhaça e do Agrupamento de Escuteiros nº 970.

Jantar de Gala oferecido pela Organização

Realizou-se, no sábado, o Jantar de Gala, no restaurante Leitão, na Palhaça. Estiveram presentes os vários directores desportivos das 8 equipas participantes, bem como o padre José Augusto (pároco da Palhaça), diversas individualidades. Da Câmara Municipal esteve presente António Mota, vereador do Desporto da Câmara Municipal. Da Junta de Freguesia, estiveram Manuel Martins, secretário da Junta de Freguesia, Jorge Ribeiro, tesoureiro, António Bernardo, Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia. Pela Associação de Andebol de Aveiro esteve presente J. Agostinho, pela ADREP estiveram presentes Manuel Sousa Ferreira, Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ADREP, Paulo Vieira Lourenço, Presidente do Conselho Fiscal, e diversos membros da Direcção.

Neste jantar os diversos representantes e directores desportivos teceram rasgados elogios à Organização. Salientaram o facto de o ambiente neste torneio ser propício ao convívio saudável entre jovens de diversas práticas culturais e sociais. E agradeceram terem sido convidados. A ADREP agradece terem vindo.

Os dirigentes políticos salientaram a importância que este tipo de eventos tem no desenvolvimento social dos jovens cidadãos em formação, e também o facto de a ADREP ser a Associação do Concelho que dá mais importância à prática desta modalidade desportiva.

Já António Mota frisou que embora a prática do Andebol não tenha sido muito promovida neste concelho isso está a mudar, e que iniciativas deste tipo devem ser apoiadas e desenvolvidas. É uma iniciativa a continuar no futuro.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt