JORNADA DE DOIS DIAS DEDICADA ÀS CRIANÇAS EM RISCO

O Presidente da República fecha hoje no distrito de Aveiro uma jornada de dois dias dedicada às crianças em risco e à violência doméstica, no âmbito da segunda etapa do Roteiro para a Inclusão.

Uma deficiente que devia permanecer num centro de acolhimento "por oito dias" e ali vive há 15 anos é das situações que Aníbal Cavaco Silva vai conhecer, logo pela manhã, no Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, em Oliveira de Azeméis.

Trata-se de uma instituição com 150 anos de existência que acolhe crianças e jovens mulheres e que soube converter-se com sucesso do assistencialismo e beneficência a uma nova geração de políticas sociais.

Já na cidade de Aveiro, o Presidente da República vai ouvir exposições sobre o trabalho social local em instituições como o Centro de Acolhimento e Emergência Infantil.

A funcionar há 15 anos, este centro já acolheu 210 crianças em situação de risco e os seus responsáveis assinalam que os seus antigos utentes são hoje "homens e mulheres com uma vida digna" e alguns já com família constituída.

A Caritas Diocesana de Aveiro, entidade tutelar do centro, surgiu em 1976, a partir da União da Caridade Portuguesa, que nascera trinta anos para acolher crianças de Leste refugiadas na Europa.

Na sessão de Aveiro, Aníbal Cavaco Silva conhecerá também da Casa-Abrigo "Vera Vida", do Centro Social e Paroquial Vera Cruz, vocacionada para acolhimento em permanência de mulheres vítimas de violência e respectivos filhos, se tiverem até 16 anos de idade.

Será ainda apresentado o Lar Divino Salvador, de Ílhavo, que acolhe mães solteiras e seus filhos, bem como mães casadas sujeitas a maus-tratos.

O Roteiro para a Inclusão dedicado às crianças em risco e à violência doméstica começou quarta-feira no distrito do Porto.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt