Começa amanhã a venda de bilhetes para a XVI Expofacic - Festas do Concelho de Cantanhede.
O evento decorre de 21 a 30 de Julho, com um programa de espectáculos onde pontificam como cabeças de cartaz a banda britânica Simple Minds e a cantora brasileira Ivete Sangalo, para além de alguns dos maiores artistas do panorama musical português.
Os ingressos podem desde já ser adquiridos na INOVA-EM, nos postos de turismo do Concelho de Cantanhede e de Coimbra, Aveiro, Águeda, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro e Costa Nova, nas lojas FNAC de Lisboa, Porto e Coimbra e, ainda, nas lojas do Intermarché de Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro. A entrada diária tem um preço social de 2,5 euros, com excepção de 21 de Julho (sexta-feira), que tem como grande atracção Ivete Sangalo, e 29 de Julho (sábado), dia em que actuam os Simple Minds.
Em cada uma destas datas o bilhete custa 10 euros, valor que pode ser considerado bastante baixo se tivermos em conta o elevado nível artístico e musical quer do espectáculo de Ivete Sangalo, considerada a cantora brasileira de maior êxito da actualidade, quer do concerto dos Simples Minds, a mítica banda britânica autora de '(Don't You) Forget About Me' que ainda há poucos dias foi a grande atracção na festa de abertura do Mundial de Futebol.
O espectáculo, que contou também com a participação da Orquestra Filarmónica de Berlim, realizou-se na noite anterior ao jogo inaugural do campeonato, junto ao Portão de Brandenburgo, monumento símbolo da capital alemã, tendo registado uma assistência calculada em mais de 200 mil pessoas. Quem quiser visitar a XVI Expofacic durante os 10 dias pode aproveitar o desconto do bilhete único, ao preço de 35 Euros, uma opção que se justifica pelos múltiplos motivos de interesse do certame e pela qualidade da oferta do programa de espectáculos.
A este nível, há muito para ver e ouvir em Cantanhede de 21 a 30 de Julho, mantendo-se a aposta numa oferta diversificada que visa satisfazer as expectativas dos diferentes públicos que normalmente acorrem ao Parque Expo-Desportivo de S. Mateus nesse período. Para além dos muitos aguardados espectáculos de Simple Minds e Ivete Sangalo, estão agendadas as actuações de Rui Veloso (sábado, 22 de Julho), Tony Carreira (domingo, 23 de Julho), Santos & Pecadores (segunda, 24 de Julho), D’zrt (terça, 25 de Julho), Boss AC (quarta, 26 de Julho), Marco Paulo (27 de Julho), The Gift (sexta, 28 de Julho) e Xutos & Pontapés, que encerram o evento em 30 de Julho. Mas o cartaz de espectáculos é apenas uma das vertentes que tem contribuído para o sucesso crescente da Expofacic, que ostenta hoje o estatuto de maior evento económico e festivo da Região Centro e é reconhecida como uma das maiores realizações nacionais do género. Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA - Empresa Municipal, a feira conta com a participação dos principais agentes económicos e sócio-culturais do Concelho, registando ainda a presença de um grande número de prestigiadas empresas de todo o País. O recinto vai ter este ano 517 espaços de exposição, dos quais 75 % correspondem aos sectores industrial, comercial e agrícola, destinando-se os restantes a associações, juntas de freguesia e escolas do Município. Como sempre a gastronomia regional vai ser um dos pontos altos, com 36 tasquinhas tradicionais, locais de visita obrigatória onde poderão ser apreciados alguns dos mais representativos pratos da Gândara e da Bairrada, bem como os excelentes vinhos de Cantanhede. Sector em evidência vai ser também o artesanato, com mostras de produtos nacionais e internacionais e demonstrações do fabrico de ornamentos e artefactos tradicionais em mais de 62 espaços. Entretanto, está nesta altura já em fase adiantada a montagem das infra-estruras e dos stands, processo sujeito a um planeamento que permite optimizar o espaço disponível (este ano remodelado) criando condições para o reforço da representatividade dos sectores industrial, comercial, agro-pecuário e outros, ao mesmo tempo que contribui para uma melhoria das condições de circulação dos visitantes.Diário de Aveiro |