Segundo este diário online, o programa desta semana começa com a visita à Reitoria e aos jardins da UA.
O V Fórum Cidadania Activa, organizado pela CIVITAS, levou centenas de crianças a conhecer a Universidade. Nesta iniciativa, que serviu também para falar dos direitos das crianças, não faltaram actividades lúdicas e exposições de alunos.
De seguida, o 3810 dá-lhe a conhecer o trabalho realizado por educadores e formadores, no âmbito da Semana da Prática Pedagógica Supervisionada. Este evento, organizado pelo CIFOP e pelos Departamentos de Didáctica e Tecnologia Educativa e de Ciências da Educação, trouxe dezenas de crianças à UA.
O que também tem trazido jovens à UA é o Projecto Química nas Escolas. O objectivo é mostrar os laboratórios da UA aos alunos do ensino secundário e, conjuntamente com os professores, complementar a teoria das salas de aula com a prática laboratorial.
Em foco está igualmente o ciclo de conferências sobre «Educação e Comunicação em Ciência». A abrir a intitulada «Comunicar a crise do ambiente» esteve o Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, Soromenho-Marques que se debruçou sobre as dificuldades e o caminho a seguir quando se fala em Crise Ambiental.
O programa prossegue com as novidades científicas do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, que se dedica, há mais de duas décadas, ao estudo das potencialidades eléctricas dos materiais cerâmicos. Nesse sentido têm vindo a desenvolver pilhas de hidrogénio que funcionam a altas temperaturas e poderão vir a substituir as centrais termoeléctricas.
O 3810-UA termina com a degustação das castas da Bairrada. Os investigadores do Departamento de Química da UA analisaram os aromas e os polissacarídeos dos vinhos, uvas e mostos desta região demarcada do país. Os resultados já foram publicados em revistas científicas e em dois livros editados com o carimbo da Estação Vitivinícola da Bairrada.