TERMÓMETROS VÃO COMEÇAR A DESCER SEGUNDA-FEIRA

Os termómetros vão começar a descer segunda-feira no continente, disse à Lusa fonte do Instituto de Meteorologia (IM), negando que as altas temperaturas verificadas nos últimos três dias possam ser consideradas uma "onda de calor".

Segundo a mesma fonte, "as temperaturas estão acima da média para a altura do mês de Maio, mas não há nenhuma 'onda de calor'", que só se verifica quando os termómetros apresentam valores anormalmente elevados para a época durante mais de cinco dias consecutivos.

O risco de incêndio neste caso também "é mais elevado devido às altas temperaturas e à falta de humidade", disse, acrescentando que as temperaturas descem a partir de segunda-feira, prevendo-se ainda um aumento gradual da nebulosidade no continente nos próximos dias.

O IM prevê para segunda-feira céu pouco nublado em todo o país, temporariamente muito nublado durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral.

A temperatura mais elevada prevista será de 36 graus, em Santarém.

Braga e Coimbra poderão chegar à máxima de 35, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre e Beja aos 33, Bragança aos 32, Porto aos 31, Guarda aos 29 e Faro aos 26.

Na terça-feira espera-se nova descida da temperatura, em especial da máxima, e períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo nas regiões do Norte, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas durante a tarde no Centro e Sul.

Na quarta-feira espera-se nova pequena descida da temperatura, com o céu a apresentar-se geralmente muito nublado, sendo pouco nublado no Norte.

O vento continuará a soprar fraco.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt