PÃO DA MEALHADA ABRE APETITE

A VIII Feira de Artesanato e Gastronomia do Município de Mealhada que está a decorrer até ao próximo dia 28, no jardim municipal, foi inaugurada, no último sábado, pelo governador civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, que estava acompanhado do presidente da câmara, Carlos Cabral e elementos do executivo.

Considerado este certame “festa maior do Concelho”, nele marca presença cerca de meia centena de expositores de artesanato, gastronomia e, naturalmente, alguns produtos de excelência, como o leitão assado e os espumantes.

A gastronomia da região é sempre um dos maiores atractivos, associando-se a esta vertente, com todo o denodo, brio e alguma fantasia, algumas autarquias, todos procurando “servir os melhores pratos, as melhores iguarias”, motivados por um concurso que premiará uma das tasquinhas, o que, de resto, já aconteceu na edição anterior. Mas, sobretudo, pelo prazer de “ser o melhor na arte de bem servir e de bem receber”.

A nível de gastronomia, não podia faltar o fabrico, in loco e para gáudio de muitos, do “famoso pão da Mealhada”, (o fogo crepitava na boca de três fornos) como, a nível de doçaria, não faltam o pão de ló de Ovar nem os manjares de Vila da Feira, entre outras doçarias de sabor e tradição conventual.

Relativamente aos expositores, segundo Carlos Cabral, “a organização procedeu a uma escolha criteriosa dos artesãos... procurando a diversidade dos trabalhos expostos, a originalidade bem como a salvaguarda dos seus valores mais representativos”, nomeadamente a nível do empalhamento de garrafas e garrafões (Natália Morais, de Barrô, Luso)

Mas não são apenas tasquinhas ou stands de artesãos que se exibem nesta IV Feira de Artesanato do concelho da Mealhada. Há grandes empresas a marcar presença, a começar pela Água do Luso”, “embaixadora da vila do Luso e de Portugal, no mundo inteiro”, passando pela Adega Cooperativa local, uma presença habitual nestas realizações, e acabando nos Cafés Delta...que se podem saborear, tal como os vinhos da adega.

A animação do evento foi este ano diferente. Não houve palco. Os Ranchos Folclóricos, Bandas Filarmónicas, Grupos de Música Tradicional Portuguesa e da Galiza desfilam, actuam e dão vida ao evento ao longo de todo o recinto “arrastando consigo a alegria e magia dos festejos de outrora, onde crianças e adultos se envolviam com os jograis”, afirma Carlos Cabral.

Este evento teve, este ano, direito a dois directos nas manhãs da “Praça da Alegria, nomeadamente, hoje, dia 24, às 10 horas.

Armor Pires Mota

Programa de Animação

Quinta-feira, 25 de Maio
Romaria à Ascenção / Bussaco

19.00h - Apuramento do 3º e 4º lugar do Torneio Inter-Freguesias de Futsal (Pavilhão Municipal de Mealhada)
20.00h - Animação de rua: palhaços, balões, andas
20.00h - Grupo Musical “Magnólia”
21.00h - Final do Torneio Inter-Freguesias de Futsal (Pavilhão Municipal de Mealhada)
21.00h - Espectáculo de fogo
21.30h - Orquestra de Cordas e Grupo de Cavaquinhos da Tuna Souselence

Sexta-feira, 26 de Maio

20.00h - Rancho Folclórico São João de Casal Comba
20.45h - Trovadores do Liz
22.30h - Lelia Doura: Gaitas da Gallaecia

Sábado, 27 de Maio

17.00h - Animação de rua: palhaços, balões, andas
18.00h - Entrega Prémios 2º Rally Paper-Art
18.30h - Juventude do Paquetá
19.00h - “Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz” - Grupo de Cante Alentejano
21.00h - Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor
22.00h - Grupo Cultural e Recreativo «As Flores de São Romão»
22.30h - Marchas do Travasso

Domingo, 28 de Maio

16.00h - Grupo de Percussão Tocándar
17.00h - Animação de rua: palhaços, balões, andas
17.30h - Grupo de Jovens do Luso: Danças e Percussão
18.00h - Entrega do Prémio do Concurso das Tasquinhas
19.00h - Sócios da Mangueira
20.00h - Grupo Regional Pampilhosa Botão
21.00h - Ventusceltas - grupo de animação e espectáculos de temas tradicionais portugueses e galegos
22.30h - Karaoke das Tasquinhas
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt