REALIZA-SE, ENTRE OS DIAS 8 E 11 DE JUNHO

O III Festival Internacional de Dixieland realiza-se, entre os dias 8 e 11 de Junho, no concelho de Cantanhede. Organizado pelo município de Cantanhede e pela Inova (Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede), contará com a participação de nove prestigiadas bandas nacionais e internacionais de dixieland, designadamente: Tito Martino Jazz Band (Brasil), Lalo´s Dixielandrs (Itália), The Scat Cats (Holanda), Pixi Dixi Jazz Band (Espanha), The Good Time Jazz Band (banda internacional) e das bandas portuguesas Dixie Gang, Desbundixie e Dixie Gringos.

“Uma aposta ganha”

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, o evento envolve espectáculo de apresentação das bandas nas 19 freguesias do concelho e concertos em Cantanhede, em recinto especialmente preparado para o efeito, encerrando com uma Street Parade que será realizada nas principais ruas cidade, no dia 11 de Julho, domingo, pelas 16 horas.

João Moura, durante a apresentação do evento, que decorreu, na penúltima quinta-feira, sublinhou que o Festival de Dixieland “foi uma aposta ganha e começa a lançar o nome de Cantanhede ao nível internacional”.

Segundo o autarca, a edição deste ano continuará a primar pela qualidade das bandas participantes, sublinhando ainda que “pretendemos, este ano, atingir a auto sustentabilidade da feira. Apesar da conjuntura económica ser desfavorável pretendemos apostar forte neste evento”.

“Reconhecimento internacional”

Jacinto Santos, organizador, por sua vez afirmou que “o festival já passou para um patamar de reconhecimento internacional.

“Trata-se de um festival que é diferente de todos os outros que são realizados, pois existe uma envolvência da escola e da população. Isto não acontece nos outros países”, referiu, afirmando ainda que o Festival de Cantanhede “é o maior de Portugal e um dos melhores da Europa”, recordando que na edição de 2005 foram contabilizadas mais de 30 mil pessoas, o que “é óptimo e admirável”.

Por seu lado, o presidente da Comissão Executiva, José Pereira, sublinhou que “a organização está empenhada em fazer crescer o evento e projectá-lo na rota dos festivais”, justificando que “actualmente, o festival tem características da nossa terra, daquilo que é do nosso concelho”.

Este desfile contará com a participação de todas as bandas do Festival, das três bandas Filarmónicas do concelho, associações, escolas, grupos de dança, entretainers, charretes, e carros antigos”.

“Uma manifestação festiva que terá uma envolvimento popular”, reforçou.

Outras iniciativas

Patrocínio Alves, da Inova, afirmou que “à semelhança das primeiras edições, a população da cidade de Cantanhede vai proceder à decoração das janelas e varandas das habitações, engalanando as ruas que constituem o percurso da Street Parade”.

Integrada no festival, decorrerá no parque desportivo de S. Mateus, a oitava edição das Tapas & Papas - Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que vai registar a presença de prestigiados restaurantes do município, bem como tasquinhas a cargo das associações concelhias, e mais 50 artesãos provenientes de todo o país. Decorrerá ainda o segunda-feira do Livro de Cantanhede.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt

Números

6 Escolas vão participar no Festival de Dixieland

12 Associações do concelho de Cantanhede explorarão as tasquinhas

170 mil euros é o valor do orçamento do Festival, sendo certo que a câmara continua a disponibilizar cerca de 54 mil euros.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt