ESTE PROGRAMA FICA ASSIM ALARGADO AOS 109 CENTROS DE SAÚDE

Os seis distritos da região Centro deverão ter, em 2009, 60 por cento da população feminina com o rastreio do cancro do colo do útero efectuado, informou a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os laboratórios estão a receber uma média de três mil citologias por semana e, desde Junho de 2005, que se verifica um aumento do número de mulheres rastreadas na região Centro, o que faz a ARSC apontar para que, em 2009, "seja atingida a meta preconizada de 60 por cento da população rastreada".

A ARSC e a Comissão Oncológica Regional (COR) apresentam segunda-feira, aos profissionais de saúde de Leiria e Castelo Branco, a segunda fase do Programa de Rastreio do Cancro do Colo do Útero, ficando assim "concluída a implementação dos rastreio nos seis distritos da região Centro".

Este programa fica assim alargado aos 109 centros de saúde dos seis distritos - Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

A ARSC adianta que, de acordo com os últimos dados constantes no Registo Oncológico Regional, a região Centro apresenta o índice de mortalidade mais baixo do país em termos de cancro do colo do útero, com cinco mortes para cem mil casos.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt