1. Para o bem e para o mal, o exemplo cria laço, contagia, gera influência. O “exemplo”, que no sentido positivo contém em si a noção do “dever”, permite o passar do testemunho, a continuidade daquilo que se considera importante. Falar do “exemplo” é salientar bem alto que a força dos gestos e atitudes é muito mais forte que o volume das palavras. Em todos os contextos educativos, e a sociedade em geral é sempre a comunidade maior que capta o “sinal” do exemplo que vem de cima, se às palavras não correspondem os actos, então o discurso cai por terra, gerando um pesado mau estar. A célebre frase, que entrou na gíria popular, “olha para o que ele diz e não olhes para o que ele faz”, sublinha claramente que a incoerência entre as palavras e os actos, não sendo expressão de vida com autenticidade, descredibiliza cabalmente todas as boas intenções proclamadas teoricamente. Nestas coisas, como na defesa das “causas”, o “tempo”, enquanto sinal de resistência e convicção profunda, será o grande eixo de verdade, pois as palavras, sem os exemplos, acabarão por desabar. Já, ao contrário, ideias com acções fazem persistir o caminho dos ideais, até no vencer das tempestades e inquietações da própria vida. 2. As coisas são simples e claras: o aluno olha para o educador professor, o filho para o exemplo do pai, o cidadão para o gestor da cidade, o eleitor olha para o deputado que elegeu. E este facto tão simples e natural não significa “criticismo”, significa natural hierarquia e noção de expectativas e dos deveres do educando em relação ao educador. Mal vai quando, porventura, o educador já se esqueceu do seu papel!? Claro que, seja qual for a dimensão do exemplo, caberá à pessoa concreta (e acima de tudo) não a pura repetição (era o que faltava, cada Pessoa vai em si mesma construindo a síntese da sua vida com as referências e critérios que considera mais significativos); caberá a cada um considerar o que estará em conformidade com os ideais nobres que defende e o que, porventura, não estará em sintonia com o dever da função que representa. Ou seja: o pai não se pode esquecer do filho, o professor do aluno, o deputado do cidadão que o elegeu. No caso de esquecimento, rapidamente perdeu a sua identidade, deitando a perder, descredibilizando e desorientando aquilo que se considera o bem de todos, construído a partir da função de cada um. 3. Caso existam dúvidas, e para temperar, com valor e dignidade, os tempos da exacerbada liberdade, nem tudo será assim tão relativo em que cada um faça o que bem “quer” e entende. Querer, conscientemente, implicará dever (sem moralismos) em relação às responsabilidades assumidas. Caso assim não seja, então vale tudo?e, nessa circunstância, estaremos bem perto da desumanização, próximo do fim. A noção de “ética da responsabilidade”, para todos os quadrantes da vida pessoal e da sociedade, apresenta-se, assim, como o farol de referência para conseguirmos chegar a bom porto. Essa ética, qual tesouro que cria e apura sensibilidade e bom senso na vida em comunidade, cria imperativos de consciência, inalienáveis, que de todo jamais poderão perder a sua força. E, se na vida pessoal (embora todos cidadãos do mundo!), cada um, naturalmente, fará o percurso e caminho que se sentir chamado a realizar, todavia, no que diz respeito à representatividade, ao serviço ao bem comum através da actividade política, então apura-se fortemente a noção da responsabilidade exigida, e, na sua falta, a grave inquietação sobre “onde estão as referências que terão de vir de cima?!” 4. As pessoas, que vivem tempos tão difíceis e de muita exigência, e que lutam todos os dias (tendo uma grande multidão, por múltiplas causas, o salário mínimo nacional), não podem compreender o que se passou no parlamento na passada semana. E para ajudar à festa, as diversas justificações (que dão o sintoma do hábito)? O discurso está inquinado à partida, assim não vamos lá! Há muito ruído, e “sem obras” a mensagem não passa. Precisamos, e para credibilidade do “sistema”, de contributos eloquentes de espírito de serviço e de entrega exigente e abnegada, também especialmente dos que foram eleitos pelo povo. E tudo isto sem nunca generalizar (com toda a delicadeza nunca generalizamos, mas este “sinal” fruto do sentir do dia-a-dia parlamentar perturba), até porque ainda bem que em muitíssimas instituições públicas, escolas, universidades, hospitais, IPSS, empresas, entidades culturais,? não se segue esse mau exemplo (assinado e faltado) que veio de cima. Não será uma questão de mais e mais legislação para controlar as faltas no parlamento, meu Deus, como estamos tão longe?! Será uma questão essencial da consciência do imperioso dever de cada eleito, do serviço e de sofrer (um pouco mais que seja) com os sacrifícios dos portugueses. E os mínimos desta empatia com o Povo é a responsabilidade de estar presente em físico e em espírito, dando palavras e acções que sejam contributo positivo para o país. Nesta realização, todas as horas e todos os dias de trabalho (como ao comum dos portugueses) são importantíssimos. Ou não será assim?! Alexandre Cruz*
*Centro Universitário da Fé e CulturaDiário de Aveiro |