BARCO É DA SOCIEDADE DE PESCA MIRADOURO, COM SEDE EM AVEIRO

Os 19 tripulantes que sobreviveram ao naufrágio do navio "Equinócio", no domingo ao largo da costa de Moçambique, encontram-se a caminho da cidade da Beira, centro do país, disse hoje à Lusa uma fonte oficial.

O naufrágio do navio-fábrica "Equinócio" resultou no desaparecimento de quatro tripulantes, dois portugueses e dois moçambicanos, ao largo do distrito de Pebane, província da Zambézia, cerca de dois mil quilómetros a norte de Maputo.

"Os sobreviventes estão a bordo do navio 'Pólo Norte`, que pertence à mesma empresa, e que segue em direcção à Beira, onde deverá chegar hoje", disse à Lusa António Jopela, director do Instituto Nacional de Marinha de Moçambique (INAMAR).

Jopela acrescentou que o facto de o sinistro ter ocorrido num área remota da província da Zambézia, e com grandes dificuldades de comunicação, obriga o INAMAR a "valer-se das informações prestadas pelo agente de navegação, que tem outros barcos na zona".

O navio-fábrica Equinócio", que se encontrava na pesca do camarão, é propriedade da Sociedade Industrial de Pesca, uma companhia moçambicana que tem entre os seus sócios a empresa pesqueira Sociedade de Pesca Miradouro, com sede em Aveiro.

Uma fonte da Administração Marítima da Zambézia disse à Lusa que prosseguem as buscas pelos quatro tripulantes na área do sinistro mas evitou falar em meios empregues nas operações.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt