O CERTAME QUE VAI CONTAR COM 517 ESPAÇOS DE EXPOSIÇÃO

Ivete Sangalo, Rui Veloso, Tony Carreira, Santos & Pecadores, D,Art, Boss AC, Marco Paulo, Th Gift, Simple Minds, e Xutos e Pontapés são os cabeça de cartaz da XVI Expofacix - Festas do Concelho de Cantanhede que decorre de 21 a 30 de Julho.

Feira auto-sustentável

O certame que vai contar com 517 espaços de exposição, congrega uma parte comercial, industrial e agrícola, e ainda uma concorrida área de gastronomia regional, as chamadas tasquinhas, além de representações de escolas e das 19 juntas de freguesia.

Com um orçamento (Um milhão e 150 mil euros), fortalecido 20% em relação a 2005, a Expofacic vai aumentar os bilhetes de entrada em 0,50 cêntimos, ou seja, para dois euros e meio, enquanto que para os espectáculos de Ivete Sangalho e dos Simples Minds os bilhetes custarão dez euros.

O presidente da Comissão Executiva, José António Pinheiro, afirmou, na conferência de imprensa, pretende que a feira continue a ser auto-sustentável, o que já acontece a partir de 2002, apesar do subsídio de 80 mil euros que a câmara disponibiliza.

Relembrou que, actualmente, a Expofacic “é uma feira de sucesso, constituindo uma referência a nível nacional”, mas sublinhou que pretende ultrapassar a barreira dos 365 mil visitantes atingidos na edição anterior.

“A Expofacic é um modelo consolidado e não se perspectiva que venha a adormecer, mas sim a crescer de uma forma sustentada”, afirmou ainda António Pinheiro, que acrescentou, de seguida, que “saber criar dinâmicas de sustentação é o grande segredo da equipa de trabalho”.

Imagem de marca

Para João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede, a feira “é a imagem de marca do concelho. É um momento de grande orgulho dos munícipes”, explicando que, durante seis anos, liderou a equipa que está a frente dos destinos da Expofacic, e que “continua a manter a confiança nesta equipa”.

“Trata-se de uma equipa experiente, profissional e ambiciosa. Tudo está a fazer para que seja um êxito e seja a melhor feira de sempre”.

Entretanto, Patrocínio Alves, elemento da organização, explicou que a feira vai ser feita nos moldes anteriores, no entanto, “através de um reposicionamento do secretariado é intenção que os visitantes entrem, primeiramente, na área industrial e comercial e só depois passem às tasquinhas”.

A feira poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 19 às 01 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 16 às 1 horas.

Números

517 lugares de exposição vão ser ocupados por empresas escolhidas pela organização. As pré-inscrições estão ainda abertas.

7 hectares é a área global de exposição da Expofacic que é atractivo na região centro do país

10 artistas de âmbito nacional e internacional farão as delícias dos visitantes da feira.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt