Universidade de Aveiro e a Embaixada Britânica vão trazer, dia 22 de Março, ao Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA, especialistas britânicos para debater as mais recentes soluções tecnológicas para os variados tipos de contaminantes dos solos.
O seminário arranca às 9h30, com a presença da Reitora da UA, Helena Nazaré e do Embaixador Britânico, Richard Turner. Na sessão de abertura está ainda prevista a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa. As informações disponíveis indicam que Portugal terá cerca de 2.000 pólos de solos contaminados, dos quais só cerca de 175 correspondem a minas abandonadas e entre os quais se contam igualmente os três grandes pólos industriais de Sines, Seixal e Estarreja.
Numa altura em que existe vontade política ao nível da União Europeia no sentido de identificar, descontaminar e reabilitar estas áreas, urge um debate sobre as tecnologias e as potencialidades de projectos específicos de descontaminação e reabilitação. O Reino Unido encontra-se bem posicionado no que respeita a métodos e tecnologias necessários para investigar e recuperar solos contaminados devido à sua longa história industrial e a necessidade de respeitar a legislação do país em matéria de ambiente.
Neste sentido, a Embaixada Britânica, em colaboração com a Universidade de Aveiro, irá promover o debate com especialistas britânicos que se deslocarão a Portugal com vista a conhecer mais a fundo a realidade do nosso país, e apresentar as suasmais variadassoluções tecnológicas para os variados tipos de contaminantes.
A WS Atkinsapoia igualmente a organização desta iniciativa, sendo reconhecida a sua experiência em Portugal em projectos especializados nesta área.Diário de Aveiro |