REFORÇO DO NÚMERO DE AGENTES NOS ITINERÁRIOS PRINCIPAIS

A Operação Carnaval 2006 da Brigada de Trânsito da GNR começou hoje à meia-noite com o reforço do número de agentes nos itinerários principais e nas localidades onde ocorram os tradicionais corsos carnavalescos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Geral da Guarda Nacional Republicana refere que a operação vai decorrer entre as 00:00 de sábado e as 24:00 de terça-feira.

O porta-voz da Brigada de Trânsito da GNR, Major Lourenço da Silva, explicou à Lusa que nas estradas vão estar cerca de 1.100 militares, o que corresponde ao efectivo habitual, mas os agentes estarão mais concentrados nos itinerários principais e nas localidades onde decorrem habitualmente corsos carnavalescos.

Segundo a mesma fonte, a atenção da Brigada de Trânsito irá concentrar-se na faixa litoral atlântica, entre Espinho e Sagres, e na costa algarvia.

O patrulhamento das localidades vai ser garantido pelas Unidades Territoriais da GNR e reforçadas por elementos do Batalhão Operacional do Regimento de Infantaria e do Regimento de Cavalaria.

Além do controlo da velocidade e das taxas de alcoolémia, a fiscalização será direccionada para a condução agressiva que possa pôr em causa a segurança do condutor e de terceiros, o uso dos cintos de segurança e/ou sistemas de retenção nos bancos dianteiros e traseiros.

Durante a operação, será também alvo de fiscalização "a utilização indevida por parte dos condutores de auscultadores sonoros e aparelhos radiofónicos", refere a GNR em comunicado.

Durante o período que antecedeu o início das férias escolares do Carnaval, os militares do Núcleo Escola Segura desenvolveram acções de sensibilização junto dos jovens e dos encarregados de educação para alertar para as eventuais consequências da utilização de produtos utilizados nesta época como as "bombas de Carnaval" e o "pó de espirrar".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt