O RETIRO TEVE O SEU PONTO DE PARTIDA NA MISSA VESPERTINA

No passado fim-de-semana de 18 e 19 de Fevereiro, um grupo de quinze catequistas da Paróquia de Fermentelos esteve em retiro no Campo de Formação Padre Horácio Cura (CNE), na Palhaça.

Este encontro foi orientado pela Irmã Guida (Doroteia) contando também com o auxílio da postulante Francisca, tendo sido proposto ao grupo de catequistas da paróquia numa das sessões de formação que têm sido levadas a cabo pelas Irmãs Doroteias, o que suscitou uma enorme curiosidade e uma posterior adesão, embora apenas metade do número total de catequistas se tenha inscrito.

O retiro teve o seu ponto de partida na missa vespertina de sábado que, devido ao corte de energia provocado pelo mau tempo, apenas foi iluminada por velas, o que proporcionou um ambiente diferente. Feita essa preparação de envio, o grupo rumou à Palhaça, onde deu início às actividades que giraram em torno de um tema chave: “Ao jeito de Jesus”. Foram variados e sobretudo enriquecedores todos os momentos de reflexão pessoal e de grupo, de oração e de partilha, o que permitiu que os participantes pudessem estabelecer um reencontro pessoal com Cristo. Entre algumas lágrimas de emoção, gargalhadas de alegria ou ocasiões de silêncio, todos viveram momentos muito intensos que certamente não irão esquecer.

No almoço partilhado de domingo, o Padre Costa Leite juntou-se aos catequistas num saudável convívio, sempre animado.

Uma das certezas que os catequistas levaram deste retiro prende-se com o facto de que cada vez se pode fazer mais e melhor na dedicação às crianças e jovens que frequentam a catequese na paróquia. Uma experiência, sem dúvida, a repetir.

C.R.

CR
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt