IRÁ DECORRER ATÉ MAIO, PASSANDO POR 29 LOCALIDADES

A Matemática vai andar "sobre rodas" a partir de hoje, num camião TIR que percorrerá o país com computadores e muitas actividades a bordo para estimular a aprendizagem da disciplina junto dos alunos.

A iniciativa, desenvolvida pelo Projecto Matemática Ensino da Universidade de Aveiro e patrocinada pela Caixa Geral de Depósitos, irá decorrer até Maio, passando por 29 localidades de Norte a Sul do país.

Sob o lema "A Matemática é para todos", o camião do projecto CAIXAmat vai estacionar junto de 30 escolas, estimando-se que cerca de 50 mil alunos dos vários níveis de ensino participem na iniciativa e contactem com dispositivos tecnológicos que pretendem desenvolver o gosto pelos números, através de uma abordagem lúdica e interactiva.

"Mais do que decorar e mecanizar fórmulas, o importante é pôr os alunos a pensar e fazê-los perceber que é possível brincar com a Matemática e com ela fazer coisas muito engraçadas", explicou à agência Lusa António Batel Anjo, responsável da Universidade de Aveiro (UA) pelo projecto CAIXAmat.

A bordo do camião estará sempre um "professor-animador" que irá desenvo lver com os estudantes diversas actividades que unem a Matemática às tecnologias de informação.

A Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre, em Lisboa, é a primeira paragem desta iniciativa "on the road", que termina a 2 de Maio em Aveiro, coincidindo com a realização da "semana da Matemática", em que serão organizadas várias competições destinadas a alunos de todos os níveis de ensino, desde o primeir o ciclo até ao 12º ano.

A festa de lançamento deste projecto inédito vai decorrer no domingo, no Edifício-Sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

A Matemática é considerada a principal dor de cabeça dos alunos portugueses, que apresentam dos piores resultados à disciplina a nível europeu.

No exame nacional do 9º ano, realizado pela primeira vez no passado ano lectivo, dois em cada três estudantes tiveram negativa e em nenhum concelho do país a média foi superior a 2,66 numa escala de um a cinco.

Dos 85 mil alunos do 9º ano que fizeram o exame nacional, 71 por cento tiveram negativa na prova.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt