O IMAGINÁRIO BASEOU-SE NAS “AVENTURAS DE KIM”

No passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de Dezembro, o grupo explorador do Agrupamento 1143 de S. Simão de Oiã realizou um acantonamento na Pedreira, no salão da Acurep.

No sábado de manhã cedo se concentraram os escuteiros junto à Sede para iniciarem as suas actividades.

Os exploradores desceram até ao lar de idosos e depois, por patrulha, seguiram em direcção à Pedreira, através de um jogo de pista. De tarde, o grupo recebeu formação de orientação topográfica e tentou colocá-la em prática, sendo dado a cada patrulha a parte do mapa militar que era relevante, com objectivos a concretizar e locais de passagem obrigatória. Antes de jantar, o grupo teve ainda um atelier de funções, onde todos puderam concretizar de forma mais precisa o cargo que cada elemento desempenha no seio da sua patrulha e o que deve ou não fazer. Depois do jantar, realizou-se o fogo de conselho, um momento em que todos se reúnem em volta da fogueira e se apresentam animações, teatros e orações.

Já no domingo, o grupo deslocou-se até à capela de Malhapão para participar da celebração eucarística, fez a avaliação do acantonamento e regressou a Oiã, encerrando assim a actividade.

O imaginário baseou-se nas “Aventuras de Kim”, um jovem que pela sua capacidade inata de observação e memorização, pela sua inteligência, vontade e dedicação reúne as qualidades de um bom explorador.

Este acantonamento foi um sucesso e para muitos o primeiro contacto, aqueles que este ano integram pela primeira vez o grupo explorador ou o movimento escutista.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt